Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

EFEITOS FÍSICOS E SIMBÓLICO-CULTURAIS NA PRODUÇÃO DE RENDA DE BILRO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO

PHYSICAL AND SYMBOLIC-CULTURAL EFFECTS ON BOBBIN LACE PRODUCTION: A BIBLIOMETRICH RESEARCH

Silva, Rosielli de Sá e ; Cinelli, Milton ;

Poster:

O estudo apresenta os principais fatores que influenciam no trabalho com renda de bilro a fim de determinar os efeitos físicos e simbólico-culturais da sua produção. Com isso, verificou-se a dualidade entre o prazer no fazer a renda e a sua repercussão sobre a qualidade de vida no trabalho da rendeira.

Poster:

The study presents the main factors that influences in bobbin lace work, in order to determine the physical and symbolic-cultural effects of its production. With this, the duality between the pleasure on making the lace and its repercussion on worker’s life quality was verified.

Palavras-chave: Renda de Bilro, Ergonomia, Trabalho artesanal,

Palavras-chave: Bobbin Lace, Ergonomics, Craftwork,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0161

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. (2014). Tecendo investigações sobre rendas: o trocar de bilros no Piauí. Campinas, São Paulo: Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
  • [2] ALMEIDA, A., MENDES, F., & HELD, M. (2011). A tradição em fazer rendas de bilros: um estudo de caso das rendeiras da Prainha, Aquiraz - CE. IARA - Revista de Moda, Cultura e Arte., pp. 84 - 110.
  • [3] ALMEIDA, J. (2010). Modelagem situada de metodologia da oficina de desenho de renda de bilros. Natal: Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • [4] ANGELO, E. (2013). O "saber-fazer" renda de bilros: as ressignificações do processo na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Revista de História: História, Sociedade e Cultura, pp. 11 - 27.
  • [5] BARROS, K. (2009). Análise Antropotecnológica do desenvolvimento de novos produtos na produção artesanal: caso das rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra, em Natal - RN. Natal: Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • [6] BARROS, L. (2006). Design e Artesanato: as trocas possíveis. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Design. Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC Rio.
  • [7] BECK, A. e. (1983). Trabalho limpo: a renda de bilro e a reprodução familiar. Florianópolis.: Universidade Federal de Santa Catarina. Próreitoria de assuntos estudantis e extensão.
  • [8] BERGAMIM, C. (2013). A importância da renda de bilro na economia familiar em Florianópolis a partir de 1900 e a sua continuidade no tempo presente. Revista Santa Catarina em História., pp. 14 - 27.
  • [9] BRUSSI, J. (2009). Da "renda roubada" à renda exportada: a produção e a comercialização da renda em dois contextos cearenses. Brasília, DF: Dissertação. Mestrado em Antropologia Social. Departamento de Antropologia.
  • [10] CHIM, J. (2014). The FITS model office ergonomics program: a model for best practice. Work, pp. 495-501.
  • [11] CORDEIRO, . (2011). Rendeiras da Vila de Ponta Negra (Natal/RN): o ensino da renda de bilro e do desenho como alternativa de continuidade da produção artesanal tradicional. Natal: Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • [12] KUMAR, S. (2007). Biomechanics in Ergonomics. (S. KUMAR, Ed.) Boca Raton: Taylor & Francis Group.
  • [13] PITTA, L. (2010.). Trabalho manual: a técnica da renda de bilro como elemento de promoção da saúde. Fortaleza., Ceará.: Universidade Estadual do Ceará. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública. Centro de Ciências da Saúde.
  • [14] SALDANHA, M. e. (2007). Ocorrência de LER/DORT em rendeiras de bilro do núcleo de produção artesanal de Ponta Negra em Natal/RN: As razões do não-adoecer. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).
  • [15] SALDANHA, M., & ALMEIDA, J. (2015). Em busca de um saber perdido: contribuição da ergonomia para a concepção da oficina de desenho renda de bilro. Ação Ergonômica, pp. 1- 9.
  • [16] WENDHAUSEN, M., & MACHADO, C. (20 de Abril de 2016). Entrevista com as autoras do livro Renda de Bilro: um legado açoriano em Florianópolis. (R. SÁ, Entrevistador)
  • [17] ZANELLA, A., BALBINOT, G., & PEREIRA, R. (2000). A renda que enreda: analisando o processo de constituir-se rendeira. Educação e Sociedade, pp. 235 - 252.
  • [18] ZANELLA, A., BALBINOT, G., & PEREIRA, R. (2008). Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a...inovar: um estudo do processo de constituir-se rendeira à luz da psicologia históricocultural. In: A. e. SILVEIRA, Cidadania e participação social. (pp. 168 - 179). Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.
Como citar:

Silva, Rosielli de Sá e; Cinelli, Milton; "EFEITOS FÍSICOS E SIMBÓLICO-CULTURAIS NA PRODUÇÃO DE RENDA DE BILRO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO", p. 1588-1593 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0161

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações