Artigo - Open Access.

Idioma principal

EFEITOS DO USO DE SECADOR ROTATÓRIO COM RECHEIO DE INERTES NOS COMPOSTOS BIOATIVOS DO CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)

EFFECTS OF A ROTARY DRYER WITH INERT BED IN THE BIOACTIVE COMPOUNDS OF CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)

FONSECA, THABATA DO CARMO ; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA ; SILVA, THAíSE CRISTINA DA ; SILVA, NEITON CARLOS DA ; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO ; , ;

Artigo:

O camu-camu (Myrciaria dubia) é um fruto tropical nativo da região Amazônica, que têm despertado interesse pelo seu elevado conteúdo de compostos bioativos, como a vitamina C e antioxidantes. Porém, esse fruto apresenta alto teor de umidade, sendo necessária a aplicação de técnicas de desidratação. Dentre as técnicas existentes, o secador rotatório com recheio de inertes tem tido grande relevância uma vez que o equipamento se destaca pela possibilidade de secar materiais pastosos e por gerar um produto pós-secagem pronto para comercialização. Para definição da melhor condição experimental de secagem da polpa, almejando-se a obtenção de um produto com altos teores de compostos bioativos (fenólicos totais, flavonóides, ácido cítrico e ácido ascórbico), foram explorados os efeitos de diferentes concentrações do agente carreador (maltodextrina), da temperatura do ar, do fator de enchimento e da velocidade de rotação durante o processo. Os resultados obtidos indicaram que o método causou certo impacto nos teores tendo seus valores mantidos próximos ou abaixo dos da polpa in natura sob condições específicas e que a utilização de maltodextrina foi positiva no processo por atuar como um ?protetor térmico?.

Artigo:

Palavras-chave: MYRCIARIA DUBIA, SECADOR ROTATÓRIO, COMPOSTOS BIOATIVOS,

Palavras-chave: MYRCIARIA DUBIA, ROTARY DRYER, BIOACTIVE COMPOUNDS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA19

Referências bibliográficas
Como citar:

FONSECA, THABATA DO CARMO; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; SILVA, THAíSE CRISTINA DA; SILVA, NEITON CARLOS DA; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO; , ; "EFEITOS DO USO DE SECADOR ROTATÓRIO COM RECHEIO DE INERTES NOS COMPOSTOS BIOATIVOS DO CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)", p. 1806-1812 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações