Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Efeitos do Congestionamento no Consumo de Energia e Emissões Veiculares em Ciclos de Condução Urbanos na Cidade de São Paulo

Effects of Congestion on Energy Consumption and Vehicle Emissions in Urban Driving Cycles in the City of São Paulo

MEDEIROS, Jorge Henrique Ito ; PELLINI, Eduardo Lorenzetti ;

Trabalho completo:

Os ciclos de condução das normas utilizadas no Brasil para homologação de veículos não representam o comportamento real de condução e dados como a inclinação da pista são desconsiderados. Este trabalho tem como objetivo apresentar um ciclo de condução representativo em vias de tráfego mais intenso da cidade metropolitana de São Paulo. Compara a influência dinâmica, consumo de energia e emissões de CO2 com o padrão brasileiro. Foi realizada a comparação entre os ciclos de condução urbano utilizados na norma NBR 6601 e o cenário real, utilizando um veículo de teste. Como resultado, considerando as 9 principais vias, a demanda média de energia foi 30% maior em relação à norma brasileira de ciclos de condução e o consumo de energia (MJ/Km) foi 4,9% maior em relação ao programa brasileiro de etiquetagem veicular. A média do ângulo do perfil de elevação encontrado foi de cerca de - 0,2 graus. Os resultados das emissões de C02 em comparação com a norma AEA foram semelhantes, com uma diferença ligeiramente superior de 0,6%. Em suma, os resultados da experiência apoiaram o fato de que, além do consumo de energia do veículo e das emissões de CO2, o perfil de elevação das rotas deve satisfazer, na perspectiva veicular, um determinado desempenho em algum ponto durante o percurso.

Trabalho completo:

The drive cycles from the standards used in Brazil for vehicle homologation do not represent real driving behavior, and data such as the slope of the road are disregarded. This work aims to present a representative drive cycle on heaviest traffic routes of metropolitan city of São Paulo. It compares vehicle dynamic influence, energy and fuel consumption results to Brazilian standard as well as CO2 emissions. The comparison between urban drive cycles used on NBR 6601 standard versus real scenario by using a vehicle as a test selecting heaviest traffic routes according to CET (Traffic Engineering Company) was performed. As a result, considering top 9 routes, energy demand average (MJ/Km) was 30% higher compared to Brazilian drive cycle standard and Energy consumption was 4,9% higher compared to Brazilian vehicle labeling program. The average of elevation profile angle found was around ? 0,2 degrees. Emissions of C02 results compared to CO2 AEA (Automotive Engineers Association) standard were similar with a slightly higher difference of 0,6%. In summary, the results of the experiment supported the fact that besides vehicle energy consumption and CO2 emissions, elevation profile of the routes must meet, by a vehicle, a certain performance at some point during the route.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP12

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Como citar:

MEDEIROS, Jorge Henrique Ito; PELLINI, Eduardo Lorenzetti; "Efeitos do Congestionamento no Consumo de Energia e Emissões Veiculares em Ciclos de Condução Urbanos na Cidade de São Paulo", p. 40-50 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP12

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