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Efeitos de Diferentes Arquiteturas Elétricas Híbridas no Consumo de Combustível e nas Emissões de Etanol para Carros de Passeio

Effects of Different Hybrid Electric Architectures in Fuel Consumption and Ethanol Emissions for Passenger Cars

ROSO, V. ; ROHRIG, M. ; FAGUNDEZ, J. L. S. ; LANZANOVA, T. ; MARTINS, M. E. S. ; ZAIONS, JOÃO ;

Artigo:

A eletrificação da frota veicular é uma tendência mundial, considerando tanto soluções híbridas quanto totalmente elétricas. No entanto, muitas barreiras regionais dificultam a disseminação dessas tecnologias e a viabilidade de sua aplicação, como a produção de energia elétrica por fontes não renováveis ​​e os custos de componentes. Nesse sentido, plataformas híbridas equipadas com motores de combustão interna de alta eficiência se destacam como alternativas promissoras, ainda mais quando são utilizados biocombustíveis como o etanol. Como o conceito de hibridização é amplo, diferentes arquiteturas de posicionamento e acoplamento de motores elétricos podem possibilitar a operação exclusivamente pelo modo elétrico em condições de estacionamento, velocidade de cruzeiro, percursos urbanos, entre outros. O objetivo deste trabalho é avaliar diferentes arquiteturas de hibridização P-3 e P-4 para um carro de passeio por meio de simulação computacional no software GT-ISE, considerando dados experimentais de consumo de combustível e emissões de um motor Ford Ecoboost 1.0 l a etanol. Os resultados mostram benefícios de ambas as arquiteturas em ciclos urbanos, apontando vantagens de estratégias de hibridização mais leves que possam ser oferecidas como pacotes comerciais pelas montadoras.

Artigo:

Electrification of the vehicular fleet is a worldwide tendency, considering both hybrid and fully electric solutions. However, many regional barriers hinder the dissemination

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP61

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Como citar:

ROSO, V.; ROHRIG, M.; FAGUNDEZ, J. L. S.; LANZANOVA, T.; MARTINS, M. E. S.; ZAIONS, JOÃO; "Efeitos de Diferentes Arquiteturas Elétricas Híbridas no Consumo de Combustível e nas Emissões de Etanol para Carros de Passeio", p. 332-339 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP61

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