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Efeitos da Temperatura de Recirculação dos Gases de Escape em Motor de Ignição por Faísca Utilizando Etanol

Effects Of EGR And Its Temperature On Spark-Ignition Engine Using Ethanol

CAMARGOS, LUANA ; LUIZ, ANTONIO ; ZABEU, CLAYTON ;

Artigo:

A necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da indústria automotiva vem exigindo o aumento da eficiência dos motores a combustão, bem como o uso de biocombustíveis. Muitas são as possibilidades de se conseguir isso em motores de combustão interna - uma delas é a recirculação dos gases de escape (EGR). Sabendo disso, e visando melhor entendimento dos impactos causados ​​pela inserção de um sistema EGR e variação da temperatura do gás recirculado na combustão, eficiência e emissões de um motor PFI, foram realizados testes em um motor 3 cilindros, flex fuel, volume deslocado de 1,2L e equipado com uma ECU aberta. Através da análise dos resultados de consumo de combustível, emissões e quantidades indicadas nos três cilindros foi possível determinar o impacto no consumo específico de combustível e emissões brutas. Tais testes foram realizados em dois pontos operacionais do motor. Foi utilizado o etanol hidratado (E95h). Os resultados indicaram uma redução de até 7% no consumo específico de combustível em taxas específicas de EGR. Houve também redução significativa de NOx, de até 90%. No entanto, dependendo da taxa, pode-se observar alguma instabilidade na combustão e um aumento de hidrocarbonetos não queimados (UHC).

Artigo:

The need of reducing greenhouse gases emissions through the automotive industry has been demanding the increase in efficiency of combustion engines, as well as the use of biofuels. Many are the possibilities to achieve this in internal combustion engines - one of them being exhaust gas recirculation (EGR). Knowing this, and aiming at better understanding of the impacts caused by the insertion of an EGR system and recirculated gas temperature variation on the combustion, efficiency, and emissions of a PFI engine, tests were conducted in a 3-cylinder engine, flex fuel, 1,2L displaced volume and equipped with an open ECU. Through the analysis of results of fuel consumption, emissions and indicated quantities on the three cylinders it was possible to determine the impact on the specific fuel consumption and raw emissions. Such tests were conducted on two operational points of the engine. The hydrated ethanol (E95h) was used. The results indicated a reduction until of 7% in specific fuel consumption in specific EGR rates. There was also significant reduction in NOx, of up to 90%. However, depending on the rate, some instability in combustion and an increase in unburned hydrocarbons (UHC) can be observed.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP23

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Como citar:

CAMARGOS, LUANA; LUIZ, ANTONIO; ZABEU, CLAYTON; "Efeitos da Temperatura de Recirculação dos Gases de Escape em Motor de Ignição por Faísca Utilizando Etanol", p. 123-129 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP23

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