Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Experimental - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

EFEITO NEUROPROTETOR DA MELATONINA NO COMPORTAMENTO DO TIPO DEPRESSIVO INDUZIDO PELA ABSTINÊNCIA AO ETANOL EM CAMUNDONGOS.

EFEITO NEUROPROTETOR DA MELATONINA NO COMPORTAMENTO DO TIPO DEPRESSIVO INDUZIDO PELA ABSTINÊNCIA AO ETANOL EM CAMUNDONGOS.

Rohden, Christopher Alecsander Herane ; Fernandes , Isadora Luiza ; Júnior, Eguiberto Bernardes Fraga ; Buss, Ziliani da Silva ; Doneda, Diego Luiz ;

Trabalho Experimental:

"**INTRODUÇÃO**: O alcoolismo é um problema de saúde pública que está entre os cincos principais fatores de risco para doenças, deficiências e mortes no mundo. Seu tratamento visa estabilizar a abstinência pela prevenção dos episódios de recaídas. No entanto, evidências indicam que a manifestação de sintomas depressivos durante a abstinência ao etanol aumenta a probabilidade de recaída e indica um prognóstico ruim. Portanto, estudos que avaliem a utilização de novas abordagens terapêuticas capazes de suprimir os sintomas depressivos durante a abstinência ao etanol são de grande interesse. Nesse sentido, a melatonina (MLT) é um hormônio com efeitos antidepressivos e antioxidantes. Assim, é de grande interesse a avaliação do potencial efeito neuroprotetor da MLT contra a depressão induzida pela abstinência ao etanol.**OBJETIVO**: Avaliar efeito da MLT no comportamento do tipo depressivo e estresse oxidativo induzidos pela abstinência ao etanol em camundongos.**MÉTODOS**: Camundongos suíços machos (40-55 dias, 30-40g) foram gavados com etanol (2g/Kg) ou salina 0,9% (controle) por 14 dias, seguidos de 5 dias de abstinência, nos quais receberam MLT (10mg/Kg, intraperitoneal- i.p.) ou veículo (salina 0.9%, i.p.). No quinto dia, 30 minutos após o último tratamento os animais foram submetidos aos testes de nado forçado (TNF), suspensão pela cauda (TSC), campo aberto (CA) e decapitados para extração do cérebro e dosagem de glutationa (GSH) no córtex e hipocampo. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CEUA/UFMT, (protocolo 23108.204115/2017-25). A análise entre os grupos foi realizada por ANOVA de duas vias, seguida do teste de Newman-Keuls. Diferenças significativas expressas em P<0,05.**RESULTADOS**: A abstinência ao etanol aumentou o tempo de imobilidade tanto no TNF (P<0,05), quanto no TSC (P<0,05) em relação ao grupo controle. A MLT preveniu o aumento da imobilidade no TNF (P<0,05) e no TSC (P<0,05).  Nenhum tratamento alterou a locomoção no CA (P>0,05). Os animais submetidos à abstinência alcoólica demonstraram níveis menores de GSH no córtex pré-frontal (P<0,05) em relação ao grupo controle. Entretanto, esse efeito foi prevenido pelo tratamento com MLT (P<0,05). Os tratamentos não alteraram os níveis de GSH no hipocampo (P>0,05).**CONCLUSÕES**: A melatonina apresentou efeito neuroprotetor contra o comportamento do tipo depressivo induzido pela abstinência ao etanol que pode estar associado à redução do estresse oxidativo no córtex pré-frontal."

Trabalho Experimental:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-25

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Rohden, Christopher Alecsander Herane; Fernandes , Isadora Luiza; Júnior, Eguiberto Bernardes Fraga ; Buss, Ziliani da Silva ; Doneda, Diego Luiz; "EFEITO NEUROPROTETOR DA MELATONINA NO COMPORTAMENTO DO TIPO DEPRESSIVO INDUZIDO PELA ABSTINÊNCIA AO ETANOL EM CAMUNDONGOS.", p. 302-326 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações