Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

Efeito das condições de isolamento em um reator batelada com aquecimento

FARIA , F. P. ; SILVA NETO, W. A. ; MAESTRELLI, S. C. ; DALCIN, M. G. ;

Pôster:

O desenvolvimento de isolantes térmicos tem sido uma alternativaadequada para evitar perdas e garantir a segurança em processos. Este estudo tevecomo objetivo avaliar o efeito de diferentes isolantes sobre a superfície de um reatorbatelada, preenchido com fluido térmico. Avaliou-se também as consequências noisolamento da adição de argila leucítica em uma matriz de lã de vidro. Foramestudadas três condições: sistema sem isolamento, com adição de isolante comercial (lãde vidro), e finalmente, com adição de material cerâmico e lã de vidro. Foram obtidosdados para as regiões previamente determinadas na superfície, que possibilitaram aelaboração de perfis de distribuição de temperatura. Foi verificada que acondutividade térmica do sistema de isolamento com lã de vidro e material cerâmicomais lã de vidro foi de 0,0230 W.m-1.K-1e de 0,214 W.m-1.K-1, respectivamente. Omelhor valor de espessura de isolamento calculado foi de 0,92 mm para o isolantecomercial, e 8,6 mm para o isolamento com adição de cerâmica. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0744

Referências bibliográficas
  • [1] INCROPERA, F. P. et al. Fundamentos de transferência de Calor e de Massa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. TEIXEIRA, P. H. G.; SANTOS, S. M. S. Energia e Desenvolvimento: uma análise a partir do conceito de racionalidade para o Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 200 ZEMP, R. J. Eficiência energética em processos químicos. Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 201
Como citar:

FARIA , F. P.; SILVA NETO, W. A.; MAESTRELLI, S. C.; DALCIN, M. G.; "Efeito das condições de isolamento em um reator batelada com aquecimento", p. 2813-2816 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0744

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações