Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

EFEITO DA DIETA CETOGÊNICA NO TRATAMENTO DE EPILEPSIAS REFRATÁRIAS EM CRIANÇAS

EFEITO DA DIETA CETOGÊNICA NO TRATAMENTO DE EPILEPSIAS REFRATÁRIAS EM CRIANÇAS

Silva, Wesley Gomes Da ; Viana, Isadora Melo ; Caetano , Maria Eduarda Silva ; Gomes, Lydice Marise Cesar ; Chaves, Tainara Almeida ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: A epilepsia é marcada pela ocorrência de crises convulsivasrecorrentes e espontâneas. Trata-se de uma doença neurológica muito comum nahodiernidade, afetando cerca de 50 milhões de pessoas no mundo,principalmente, crianças. Dentre estas, 40% apresentam crises refratárias àsdrogas antiepilépticas existentes. Assim, opções não farmacológicas, como adieta cetogênica, mostram-se essenciais para o bem-estar desses pacientes.OBJETIVO: Reconhecer os benefícios da dieta cetogênica em crianças portadorasde epilepsia refratária. MÉTODOS: O estudo é uma revisão sistemática deliteratura, composta por dados coletados nos bancos de dados Scielo, PubMed eGoogle Acadêmico, entre os anos de 2010 e 2019. RESULTADOS: A epilepsia é umadoença caracterizada por episódios breves de movimentos involuntários que, namaioria das vezes, são acompanhados de perda da consciência e do controle dosesfíncteres. Sua etiologia pode ser estrutural, genética, infecciosa,metabólica, imune ou desconhecida e, apesar da primeira linha de tratamentoser os fármacos antiepilépticos, cerca de 30 a 40% da população não obtémresposta positiva, desenvolvendo a forma refratária da epilepsia. Nestes casospode-se optar por tratamento cirúrgico, estimulação do nervo vago oudietoterapia. A dietoterapia tem como base a aplicação da Dieta Cetogênica(DC), rica em lipídeos, moderada em proteínas e pobre em carboidratos e que,deve ser iniciada precocemente, haja vista a maior capacidade dos jovens emabsorver os corpos cetônicos, devido ao maior número de enzimasmetabolizadoras de cetona no cérebro. Como a dieta cetogênica aumenta aquantidade de corpos cetônicos no organismo, estes, ao atravessarem a barreirahematoencefálica, serão substrato no metabolismo energético cerebral,reduzindo a probabilidade de ocorrência de uma nova crise epiléptica. No maiorestudo prospectivo da literatura, compreendendo 150 crianças, os autoresverificaram eficácia da DC aos 6 e 12 meses de 51% e 50% dos pacientesrespectivamente, sendo que destes, 27% e 32% estavam no grupo com melhorasuperior a 90% ou livre de crises. CONCLUSÕES: A dieta cetogênica é uma opçãosegura e eficaz no tratamento da epilepsia refratária na maior parte dascrianças afetadas. Os tipos de crises e etiologias não são fatoresdeterminantes para a indicação desta terapia, sendo indicada para a maioriados pacientes com epilepsia refratária, sendo que a introdução precoce da DCrevela maior efetividade terapêutica."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: Dieta cetogênica, Epilepsia refratária, Crianças,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-30

Referências bibliográficas
  • [1] 1- INUZUKA-NAKAHARADA, L M. Dieta cetogênica e dieta de Atkins modificada no tratamento da epilepsia refratária em crianças e adultos. Journal of epilepsy and clinical neurophysiology. v. 14, n. 2, p. 65-69,  Junho, 2008.  2- Inuzuka, L.M. Dieta cetogênica: avaliação clínica e neurofisiológica na epilepsia refratária da infância e adolescência. [Dissertação de Mestrado]. Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto, 2005.
Como citar:

Silva, Wesley Gomes Da; Viana, Isadora Melo ; Caetano , Maria Eduarda Silva ; Gomes, Lydice Marise Cesar; Chaves, Tainara Almeida; "EFEITO DA DIETA CETOGÊNICA NO TRATAMENTO DE EPILEPSIAS REFRATÁRIAS EM CRIANÇAS", p. 89-92 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações