Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo - Open Access.
Educação para as Relações Étnico-Raciais por Meio da Ludicidade: Saberes Tradicionais e Matemática Escolar
Education for Ethnic-Racial Relations Through Play: Traditional Knowledge and School Mathematics
Freire, Lilian Ferreira ; Xavier, Lucas Antonio ; Bahia, Vitor do Campo ; Gonçalves, Maria Eduarda da Silva ; Rabelo Junior, Unir Andrade ;
Artigo:
Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica voltada à educação para as Relações Étnico-Raciais, com a utilização de jogos matemáticos de origem africana e indígena como recurso didático. A atividade foi implementada em turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, sendo posteriormente reapresentada na Feira Conexões Matemáticas, promovendo o diálogo entre os saberes tradicionais e a matemática escolar. A metodologia adotada envolveu pesquisa, construção e experimentação dos jogos Ntxuva, Tsoro Yematatu, Shisima, Yoté, Jogo dos Pontinhos, Achi e Mancala, além de rodas de conversa e avaliação coletiva. A abordagem foi interdisciplinar, com ênfase na valorização das identidades étnico-raciais e no enfrentamento ao racismo estrutural, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. A utilização dos jogos possibilitou aos estudantes o desenvolvimento de habilidades matemáticas, cognitivas e estratégicas, ao mesmo tempo em que favoreceu o reconhecimento da importância histórica e cultural dos povos africanos e indígenas. A experiência demonstrou que a matemática pode ser ensinada e vivenciada de forma lúdica, crítica e culturalmente contextualizada, contribuindo para uma educação mais inclusiva, democrática e antirracista.
Artigo:
This paper presents a pedagogical proposal focused on Education for Ethnic-Racial Relations, using mathematical games of African and indigenous origin as a teaching resource. The activity was implemented in Primary II and Baccalaureate grades and subsequently presented again at the Mathematical Connections Fair, promoting dialogue between traditional knowledge and school mathematics. The methodology adopted involved the research, construction, and experimentation of the games Ntxuva, Tsoro Yematatu, Shisima, Yoté, Jogo dos Pontinhos, Achi, and Mancala, in addition to discussion groups and collective evaluation. The approach was interdisciplinary, with an emphasis on the appreciation of ethnic-racial identities and the confrontation of structural racism, in accordance with Laws no. 10.639/2003 and no. 11.645/2008. The use of games allowed students to develop mathematical, cognitive, and strategic skills, while fostering recognition of the historical and cultural significance of African and Indigenous peoples. The experience demonstrated that mathematics can be taught and experienced in a playful, critical, and culturally contextualized way, contributing to a more inclusive, democratic, and anti-racist education.
Palavras-chave: Matemática, Jogos africanos e indígenas, Relações Étnico-Raciais,
Palavras-chave: Mathematics, African and indigenous games, ethnic-racial relations,
DOI: 10.5151/xvecfa-2025017
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Como citar:
Freire, Lilian Ferreira; Xavier, Lucas Antonio; Bahia, Vitor do Campo; Gonçalves, Maria Eduarda da Silva; Rabelo Junior, Unir Andrade; "Educação para as Relações Étnico-Raciais por Meio da Ludicidade: Saberes Tradicionais e Matemática Escolar", p. 92-97 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xvecfa-2025017
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