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EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN PARA O EMPODERAMENTO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS POR MEIO DE OFICINAS

Rêda, Rafaella Santos; Rezende, Edson José Carpintero; Monteiro, Nicholas Maximo Moreira;

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A educação e o convívio social são fatores essenciais em qualquer idade, e na velhice em especial, pois ha que se considerar o significativo aumento da população idosa. O presente artigo relata a experiência de execução de duas oficinas que interligaram saberes de estudantes de Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais aos saberes passados através da história oral por idosos institucionalizados. Foram realizadas oficinas a partir dos saberes identificados. Os desafios e resultados obtidos com o projeto levaram a uma nova visão quanto ao envelhecimento ativo, uma vez que foi percebido que os idosos estão mais carentes de contado social, que de prática de exercícios físicos e mentais.

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DOI: 10.5151/despro-ped2016-0290

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Como citar:

Rêda, Rafaella Santos; Rezende, Edson José Carpintero; Monteiro, Nicholas Maximo Moreira; "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E CONTINUADA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN PARA O EMPODERAMENTO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS POR MEIO DE OFICINAS", p. 3375-3383 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0290

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