Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Educação nas redes sociais: o ensino do design e da moda através de páginas do Instagram

Education on social media: teaching design and fashion through Instagram profiles

Oliveira, Isadora Franco; Junior, Glauber Soares;

Artigo completo:

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de se compreender a importância das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, usando como contexto específico o caso de páginas do Instagram que são voltadas para o ensinamento de conceitos relativos ao design e a moda. Para tal, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa em fontes bibliográficas para deter de uma perspectiva geral acerca da temática estudada. Depois da consolidação das bases teóricas, foi feita uma busca no aplicativo citado, onde foram levantadas sete páginas distintas que possuem como foco o compartilhamento de informações técnicas e científicas relativas à temática do design e da moda. Quanto aos resultados, destaca-se que, através das funcionalidades disponibilizadas pelo Instagram, faz-se possível serem compartilhadas informações de maneira dinâmica e interativa, melhorando o diálogo existente entre o emissor e o recebedor da mensagem transmitida. Juntas, as páginas analisadas possuem mais de 31.000 seguidores, evidenciando a grande procura de interessados na temática através da rede social supracitada.

Artigo completo:

This work was developed with the purpose of understanding the importance of social media in the teaching-learning process, where Instagram pages are a useful resource when it comes to teaching concepts related to design and fashion. To accomplish that, researches in bibliographical sources were initially developed to have a general perspective about the studied subject. After the consolidation of the theoretical base, search was conducted in the cited application, where the seven distinct pages that were picked focus on sharing technical and scientific information about design and fashion themes. The results highlighted that, through the functionalities made available by Instagram, it is possible to share information in a dynamic and interactive way, improving the existing dialogue between the sender and the receiver of the transmitted message. Together, the pages analyzed have more than 31,000 followers, showing the great demand of those interested in the subject through the aforementioned social media platform.

Palavras-chave: Educação; design; moda; Instagram,

Palavras-chave: Education; design; fashion; Instagram,

DOI: 10.5151/cid2020-64

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, A. Y. R. de; OLINDA, T. S; PERALTA, S. L. As redes sociais no processo de aprendizagem da
  • [2] disciplina de Dentística. In: CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA
  • [3] ACADÊMICA, 8, 2017, Fortaleza. Anais [...]. [S.L.]: [S.N.], 2018. p. 1-6. Disponível em:
  • [4] . Acesso em: 28 jul. 2020.
  • [5] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • [6] CAZORLA, A. V; NORONHA, R. F. ALÉM DO LOOK DO DIA: o aplicativo Instagram e a moda
  • [7] contemporânea. In: ENPMODA - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MODA, 5., 2015, Novo
  • [8] Hamburgo. Anais [...]. [S.L.]: [S.N.], 2015. p. 1-20. Disponível em:
  • [9]
  • [10] 1eff083b32aa/AL%C3%89M%20DO%20LOOK%20DO%20DIA%20-
  • [11] %20%20O%20APLICATIVO%20INSTAGRAM%20E%20A%20MODA%20CONTEMPOR%C3%82NEA.pd
  • [12] f>. Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [13] DAER, A. R.; POTTS, L. Teaching and Learning with Social Media: Tools, Cultures, and Best Practices,
  • [14] in: Programmatic Perspectives, vol. 6, n. 2, s.l.: 2014, p. 21-40. Disponível em:
  • [15] . Acesso em: 26 jul. 2020.
  • [16] FAVERO, M. B.; ALVAREZ, F. J. S. M. A Importância das Redes Sociais para o Setor Confecção:
  • [17] Volume de Propagação da Mensagem, in: 10º Colóquio de Moda – 7ª Edição Internacional e 1º
  • [18] Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, s.l.: 2014. Disponível em:
  • [19] . Acesso em: 25 jul. 2020.
  • [20] FEDOCK, B. C.; MCCARTNEY, M.; NEELEY, D. Online adjunct higher education teachers’ perception of
  • [21] using social media sites as instructional approaches, in: Journal of Research in Innovative
  • [22] Teaching & Learning, vol. 12, n. 3, p. 222-235. 2019. Disponível em:
  • [23] . Acesso em:
  • [24] 29 jul. 2020.
  • [25] GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.
  • [26] GREENHOW, C.; CHAPMAN, A. Social distancing meet social media: digital tools for connecting
  • [27] students, teachers, and citizens in an emergency, in: Information and Learning Sciences, vol.
  • [28] 121, n. 5/6, p. 331-342. 2020. Disponível em: . Acesso
  • [29] em: 29 jul. 2020.
  • [30] IBGE. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Rio de Janeiro: [s. n.], 2017. Disponível em:
  • [31] . Acesso em: 21 jul. 2020.
  • [32] LIRA, A. G. et al. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de
  • [33] adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro, v. 66, n. 3, p. 164-
  • [34] 171, set. 2017. Disponível em:
  • [35] 20852017000300164&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [36] MALAVÉ, M. M. O papel das redes sociais durante a pandemia. 2020. Instituto Nacional de
  • [37] Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Disponível em:
  • [38] . Acesso em: 30 jul. 2020.
  • [39] MARCONI, M. A. d.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo:
  • [40] Atlas S.A., 2017.
  • [41] MEIRA, S. L. B. Redes Sociais Como Ferramenta de Ensino dos Fenômenos Ópticos. 2016.
  • [42] 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física, UNB, Brasília,
  • [43] 2016. Disponível em:
  • [44] . Acesso em: 28
  • [45] jul. 2020.
  • [46] MORAN, M.; SEAMAN, J.; TINTI-KANE, H. Teaching, Learning, and Sharing: How Today’s Higher
  • [47] Education Faculty Use Social Media, Pearson Learning Solutions. Boston, 2011. Disponível em:
  • [48] . Acesso em: 27 jul. 2020.
  • [49] PEREIRA, L. M; ANDRADE, R. R; MENEZES, M S. dos. AS ESPECIALIDADES DO DESIGN E O ENSINO
  • [50] DO DESIGN DE MODA. In: 11° COLÓQUIO DE MODA – 8ª EDIÇÃO INTERNACIONAL 2° CONGRESSO
  • [51] BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 11. 2015, Curitiba. Anais [...]. [S.L.]:
  • [52] [S.N.], 2015. p. 1-11. Disponível em:
  • [53] . Acesso em: 30 jul. 2020.
  • [54] PEREIRA, J. A; SILVA JÚNIOR, J. F. da; SILVA, E. V. da. Instagram Como Ferramenta de
  • [55] Aprendizagem no Ensino de Química. REDQUIM: Revista debates em ensino de química, s.l., v. 5, n.
  • [56] 1, p. 119-131, maio 2019. Disponível em:
  • [57] . Acesso em: 28
  • [58] jul. 2020.
  • [59] SANTOS, D. Muito além dos likes: como usar as redes sociais na educação. Nova Escola. 2020.
  • [60] Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [61] SILVA, D. M. C.; MIRANDA, C. E. Aprendizado Colaborativo em Redes Sociais: Uma Reflexão Sobre as
  • [62] Possibilidades de Contribuição do Design, in: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e
  • [63] Desenvolvimento em Design, ed. 2, vol. 9, Belo Horizonte: 2016, p. 2190-2199. Disponível em:
  • [64] . Acesso em: 24 jul. 2020.
  • [65] SILVA, F. S; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o
  • [66] adolescente. In: SOUSA, RP. et al, org. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online].
  • [67] Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 67-98. ISBN 978-85-7879-326-5. Disponível em:
  • [68] . Aceso em: 29 jul. 2020
Como citar:

Oliveira, Isadora Franco; Junior, Glauber Soares; "Educação nas redes sociais: o ensino do design e da moda através de páginas do Instagram", p. 828-839 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-64

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações