Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Educação nas redes sociais: o ensino do design eda moda através de páginas do Instagram

Education on social media: teaching design and fashion through Instagramprofiles

Oliveira, Isadora Franco; Junior, Glauber Soares;

Artigo completo:

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de se compreender a importância das redes sociais noprocesso de ensino-aprendizagem, usando como contexto específico o caso de páginas do Instagramque são voltadas para o ensinamento de conceitos relativos ao design e a moda. Para tal, inicialmentefoi desenvolvida uma pesquisa em fontes bibliográficas para deter de uma perspectiva geral acerca datemática estudada. Depois da consolidação das bases teóricas, foi feita uma busca no aplicativocitado, onde foram levantadas sete páginas distintas que possuem como foco o compartilhamento deinformações técnicas e científicas relativas à temática do design e da moda. Quanto aos resultados,destaca-se que, através das funcionalidades disponibilizadas pelo Instagram, faz-se possível seremcompartilhadas informações de maneira dinâmica e interativa, melhorando o diálogo existente entre oemissor e o recebedor da mensagem transmitida. Juntas, as páginas analisadas possuem mais de31.000 seguidores, evidenciando a grande procura de interessados na temática através da rede socialsupracitada.

Artigo completo:

This work was developed with the purpose of understanding the importance of social media in theteaching-learning process, where Instagram pages are a useful resource when it comes to teachingconcepts related to design and fashion. To accomplish that, researches in bibliographical sources wereinitially developed to have a general perspective about the studied subject. After the consolidation ofthe theoretical base, search was conducted in the cited application, where the seven distinct pagesthat were picked focus on sharing technical and scientific information about design and fashionthemes. The results highlighted that, through the functionalities made available by Instagram, it ispossible to share information in a dynamic and interactive way, improving the existing dialoguebetween the sender and the receiver of the transmitted message. Together, the pages analyzed havemore than 31,000 followers, showing the great demand of those interested in the subject through theaforementioned social media platform.

Palavras-chave: Educação; design; moda; Instagram,

Palavras-chave: Education; design; fashion; Instagram,

DOI: 10.5151/cid2020-64

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, A. Y. R. de; OLINDA, T. S; PERALTA, S. L. As redes sociais no processo de aprendizagem da disciplina de Dentística. In: CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA
  • [2] ACADÊMICA, 8, 2017, Fortaleza. Anais [...]. [S.L.]: [S.N.], 2018. p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2020.
  • [3] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • [4] CAZORLA, A. V; NORONHA, R. F. ALÉM DO LOOK DO DIA: o aplicativo Instagram e a moda contemporânea. In: ENPMODA - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MODA, 5., 2015, Novo Hamburgo. Anais [...]. [S.L.]: [S.N.], 2015. p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [5] DAER, A. R.; POTTS, L. Teaching and Learning with Social Media: Tools, Cultures, and Best Practices, in: Programmatic Perspectives, vol. 6, n. 2, s.l.: 2014, p. 21-40. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2020.
  • [6] FAVERO, M. B.; ALVAREZ, F. J. S. M. A Importância das Redes Sociais para o Setor Confecção: Volume de Propagação da Mensagem, in: 10º Colóquio de Moda – 7ª Edição Internacional e 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, s.l.: 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2020.
  • [7] GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.
  • [8] GREENHOW, C.; CHAPMAN, A. Social distancing meet social media: digital tools for connecting students, teachers, and citizens in an emergency, in: Information and Learning Sciences, vol. 121, n. 5/6, p. 331-342. 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [9] MARCONI, M. A. d.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2017.
  • [10] MEIRA, S. L. B. Redes Sociais Como Ferramenta de Ensino dos Fenômenos Ópticos. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física, UNB, Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2020.
  • [11] MORAN, M.; SEAMAN, J.; TINTI-KANE, H. Teaching, Learning, and Sharing: How Today’s Higher Education Faculty Use Social Media, Pearson Learning Solutions. Boston, 20 Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2020.
  • [12] PEREIRA, L. M; ANDRADE, R. R; MENEZES, M S. dos. AS ESPECIALIDADES DO DESIGN E O ENSINO
  • [13] DO DESIGN DE MODA. In: 11° COLÓQUIO DE MODA – 8ª EDIÇÃO INTERNACIONAL 2° CONGRESSO
  • [14] BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 11. 2015, Curitiba. Anais [...]. [S.L.]: [S.N.], 2015. p. 1-11. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2020.
  • [15] PEREIRA, J. A; SILVA JÚNIOR, J. F. da; SILVA, E. V. da. Instagram Como Ferramenta Aprendizagem no Ensino de Química. REDQUIM: Revista debates em ensino de química, s.l., v. 5, n. 1, p. 119-131, maio 2019. Disponível em:. Acesso em: 28 jul. 2020.
  • [16] SANTOS, D. Muito além dos likes: como usar as redes sociais na educação. Nova Escola. 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2020.
  • [17] SILVA, D. M. C.; MIRANDA, C. E. Aprendizado Colaborativo em Redes Sociais: Uma Reflexão Sobre as Possibilidades de Contribuição do Design, in: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, ed. 2, vol. 9, Belo Horizonte: 2016, p. 2190-2199. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2020.
  • [18] SILVA, F. S; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, RP. et al, org. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 67-98. ISBN 978-85-7879-326-5. Disponível em: . Aceso em: 29 jul. 2020
Como citar:

Oliveira, Isadora Franco; Junior, Glauber Soares; "Educação nas redes sociais: o ensino do design eda moda através de páginas do Instagram", p. 828-839 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-64

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações