Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.
VICTORIO, Evandra Ramos; DELIBERADOR, Marcella Savioli; ANDRADE FAGUNDES, Viviane Vianna; GARCIA, Luana Aparecida Zuppi; KONIECZNIAK, Elisângela Mancini Marion
ARTIGO COMPLETO:
O artigo descreve a experiência multidisciplinar no Projeto Técnico Social (PTS) da UniFaj em 2023, enfatizando a inclusão de crianças com TEA. Explora a influência do ambiente construído em seu comportamento e os desafios da inclusão escolar. Destaca a importância da adaptação escolar e a conscientização para reduzir desigualdades, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto desenvolveu uma cartilha interdisciplinar sobre adaptações arquitetônicas para facilitar a inclusão escolar de crianças com TEA na transição para o Ensino Fundamental. Destaca-se a colaboração entre psicologia e arquitetura, com reflexões científicas e críticas sobre cada etapa do processo.
"The article describes the multidisciplinary experience in the Social Technical Project (PTS) of UniFaj in 2023, emphasizing the inclusion of children with ASD. It explores the influence of the built environment on their behavior and the challenges of school inclusion. It highlights the importance of school adaptation and awareness to reduce inequalities, aligning with the Sustainable Development Goals (SDGs). The project developed an interdisciplinary booklet on architectural adaptations to facilitate the school inclusion of children with ASD transitioning to Elementary School. It emphasizes collaboration between psychology and architecture, with scientific and critical reflections on each stage of the process."
Palavras-chave: None None
DOI: 10.5151/eneac2024-824555
Referências bibliográficas
- [1] "BARRETT, P.; ZHANG, Y.; MOFFAT, J.; KOBBACY, K. A holistic, multi-level analysis identifying the impact of classroom design on pupils’ learning. Building and Environment, v. 59, p. 678–689, 2013.
- [2] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192/ Acesso em:14/04/2024.
- [3] CARVALHO, S. da S.; SHAW, G. S. L. Relação entre família, escola e especialistas no processo de inclusão escolar de crianças autistas no Município de Campo Formoso/BA. Cenas Educacionais. v.4, n.e11868, p.1-21 Caetité/BA:2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11868. Acesso: 10/03/2024.
- [4] CASTRO, T. Simplificando o autismo: para pais, familiares e profissionais. São Paulo: Literare Books International, 2023.
- [5] DA SILVA, J.C.M.; ROLA, S.M.; BRASIL, P.C.A arquitetura escolar sob a ótica do autismo: uma reflexão sobre a percepção visual. Anais do IX ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UFSC – Florianópolis – 19 a 21 de maio de 2021.
- [6] DELIBERADOR, M.S. Parâmetros da Arquitetura Escolar e o jogo de cartas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do programa arquitetônico. Tese de Doutorado, Campinas, SP, Brasil: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2010.
- [7] FONG, Shirley J. et al. The Therapeutic Potential of Nature Play: A Parent Survey. IChildren, Youth and Environments, v. 28, n. 3, p. 29-49, 2018. DOI: 10.7721/chilyoutenvi.28.3.0029.
- [8] FRELIN, A.; GRANNÄS, J. Studying relational spaces in secondary school: Applying a spatial framework for the study of borderlands and relational work in school improvement processes.Improving Schools, v. 17, n. 2, p. 135–147, 2014.
- [9] GILLIS, Jennifer M. et al. Natural Environments in the Study of Autism: A Systematic Review. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, 2020. DOI: 10.1007/s40489-019-00183-6.
- [10] KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; BORGES FILHO, F.; LABAKI, L.; et al. Melhoria do Conforto Ambiental em Edificações Escolares na Região de Campinas, SP. Relatório científico FAPESP,Campinas, SP, 2001.
- [11] KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
- [12] LEMOS, E. L. M. D; SALOMÃO, N. M. R.; AGRIPINO RAMOS, C. S. Inclusão de Crianças Autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Rev. Brasileira de Educação Especial. v.20, n.1, Marília/SP:2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009 Acesso em 26.09.2023
- [13] MALAMED, C. Visual language for designers : principles for creating graphics that people understand. p. 240, 2011.
- [14] MATTOS, J. C. Alterações sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): Implicações no Desenvolvimento e na Aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, 2019; 36 (109): 87-95. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862019000100009 Acesso em: 21. set. 2023
- [15] MUSSI, R. F.; FLORES, F. F; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ. Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso Epub 25-Nov-2021. DOI: doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acesso em: 05 fev. 2024.
- [16] SANTOS, M. S.; PAIXÃO, L. Práticas docentes inclusivas para alunos com deficiência intelectual em contextos escolares. Cadernos De Pesquisa (Universidade Federal do Maranhao), v. Vol.27, p. pp 198-225, 2020.
- [17] SANOFF, H. Schools Designed with Community Participation. Washington DC: NCEF, 2001.
- [18] STREECK, J. John Benjamins Publishing Company. Gesture, v. 8, n. 3, p. 285–301, 2008.
- [19] TARALLI, C. H. Espaços De Leitura Na Escola: Salas De Leitura/Bibliotecas Escolares. Boletim Salto Para o Futuro. MEC, Rio de Janeiro, p. 31–39, 2004.
- [20] VICTORIO, E. R.; KOWALTOWSKI, D. A Linguagem gráfica aplicada aos conceitos de circulação em arquitetura para o ensino de projeto. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/170 Acesso em: 14 jan. 2024."
Como citar:
VICTORIO, Evandra Ramos; DELIBERADOR, Marcella Savioli; ANDRADE FAGUNDES, Viviane Vianna; GARCIA, Luana Aparecida Zuppi; KONIECZNIAK, Elisângela Mancini Marion; "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.", p-1062-1073.
In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/eneac2024-824555
últimos 30 dias
60
downloads
1
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS. JO - Blucher Design Proceedings VL - 12 IS - 5 SP - 1062 EP - 1073 PY - 2024 T2 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-824555 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-inclusiva-abordando-o-transtorno-do-espectro-autista-tea-em-ambientes-escolares-acessiveis-39607 KW - None ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{VICTORIO20144,
title="EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS.",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="12",
number="5",
pages="1062 - 1073",
year="2024",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-824555",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-inclusiva-abordando-o-transtorno-do-espectro-autista-tea-em-ambientes-escolares-acessiveis-39607",
author="Evandra Ramos VICTORIO", "Marcella Savioli DELIBERADOR", "Viviane Vianna ANDRADE FAGUNDES", "Luana Aparecida Zuppi GARCIA", "Elisângela Mancini Marion KONIECZNIAK",
keywords="None",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Evandra Ramos VICTORIO, Marcella Savioli DELIBERADOR, Viviane Vianna ANDRADE FAGUNDES, Luana Aparecida Zuppi GARCIA, Elisângela Mancini Marion KONIECZNIAK, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AMBIENTES ESCOLARES ACESSIVEIS., Blucher Design Proceedings, Volume 12, 2024, Pages 1062-1073, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-824555 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-inclusiva-abordando-o-transtorno-do-espectro-autista-tea-em-ambientes-escolares-acessiveis-39607) Palavras-chave:: None;