Artigo - Open Access.

Idioma principal

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTINUIDADE NA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO PARA ALTA HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTINUIDADE NA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO PARA ALTA HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Domingues, Flávia ; Oliveira, Raquel Aparecida de ;

Artigo:

Justificativa

O planejamento da alta hospitalar pelos profissionais de saúde eas ações educativas sobre a continuidade da assistência no domicílio édeterminante à qualidade do cuidado prestado ao recém-nascido (RN).

 

Objetivo(s)

Verificar as expectativas das mães sobre as orientações e preparorecebidos, como se sentem para realizarem os cuidados domiciliares, e elaborarum material educativo baseado nas expectativas das mães.

 

Método(s)

Realizou-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, comabordagem qualiquantitativa, com 15 mães de RN's internados em uma Unidade deTerapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um Hospital Escola no interior de SP, queparticiparam de uma entrevista oral, entre os meses de novembro/2016 amarço/2017. Os discursos foram organizados pelo Discurso do Sujeito Coletivo, eprocedeu-se a Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi submetido eaprovado com parecer nº 55653016.6.0000.5373, no dia 24 de maio de 2016, peloComitê de Ética da FCMS da PUC-SP.

 

Resultado(s)

As mães apresentaram uma média de idade de 27 anos, 60% tiveramparto normal e 40% parto cesária, com idade do RN e tempo de permanência naUTIN de 21 dias; 9 são primigestas ereferiram de 1 a 3 filhos com idade do último filho que variou de 3 a 13 anos.As expectativas das mães foram: segurança (35%), aquisição de conhecimentos(23%), tranquilidade (15%), satisfação pessoal (11,5%), insegurança (11,5%), enenhum sentimento referido (4%). Sobre as orientações e preparos recebidos eexpectativas dos cuidados com o bebê em casa foram destacados: amamentação,ordenha, engasgamento, cuidados com o banho e troca, higienização, condições dosono, visitas, forma de carregar, cuidados em geral e vinculo mãe-bebê. Quantoao material educativo, a cartilha foi a estratégia indicada pelas mães comosuporte para a realização dos cuidados pós-alta.

 

Conclusão (ões)

Foielaborada a cartilha: "Como cuidar do seu bebê em casa?", cominformações, imagens e desenhos que dialogam com o referencial científico, operfil, as necessidades das mães e as especificidades do RN. PIBIC-CNPQ.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-26

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Domingues, Flávia ; Oliveira, Raquel Aparecida de ; "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTINUIDADE NA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO PARA ALTA HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL", p. 51-52 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações