Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG
Caixeta, Laís Ferreira; Ramos, André Luiz; Teles, Débora Clarisa; Porto, Larissa Cristina Ribeiro; Silva, Sthéferson Bruno da; Gonçalves, Regina Célia
Artigo Completo:
A globalização e o avanço da tecnologia estão contribuindo efetivamente para o aumento da poluição e o consumo errôneo dos recursos naturais. O destino incorreto dosresíduos sólidoscausa impactos negativos como problemas sociais e ambientais.A Educação Ambiental é utilizada como instrumento para agregar valores e conhecimentos ao público infantil, visando o equilíbrio do ser humano e o meio ambiente. O presente estudo mostra o resultado de atividades realizadas com alunos dasegunda série do ensino fundamental da Escola Estadual Adelaide Maciel no município de Patos de Minas-MG. As atividades foram realizadasno período de uma semana abordando os seguintes assuntos: uso de materiais recicláveis, destino correto dos resíduos sólidos, contato com a natureza e consumo inteligente. As crianças mostraram-se participativas e valorizaram o trabalho desenvolvido, podendo assim, compartilhar o conhecimento com seus familiares durante sua rotina diária. O jardim suspenso serviu como aprendizado de quão simples e divertido é produzir uma horta em uma residência,principalmente para o público infantil. O conhecimento agregado sobre resíduos sólidos possibilitou nos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente e maneiras de contribuir para diminuição de resíduos e limpeza dos ambientes.
A globalização e o avanço da tecnologia estão contribuindo efetivamente para o aumento da poluição e o consumo errôneo dos recursos naturais. O destino incorreto dosresíduos sólidoscausa impactos negativos como problemas sociais e ambientais.A Educação Ambiental é utilizada como instrumento para agregar valores e conhecimentos ao público infantil, visando o equilíbrio do ser humano e o meio ambiente. O presente estudo mostra o resultado de atividades realizadas com alunos dasegunda série do ensino fundamental da Escola Estadual Adelaide Maciel no município de Patos de Minas-MG. As atividades foram realizadasno período de uma semana abordando os seguintes assuntos: uso de materiais recicláveis, destino correto dos resíduos sólidos, contato com a natureza e consumo inteligente. As crianças mostraram-se participativas e valorizaram o trabalho desenvolvido, podendo assim, compartilhar o conhecimento com seus familiares durante sua rotina diária. O jardim suspenso serviu como aprendizado de quão simples e divertido é produzir uma horta em uma residência,principalmente para o público infantil. O conhecimento agregado sobre resíduos sólidos possibilitou nos alunos uma reflexão sobre o consumo consciente e maneiras de contribuir para diminuição de resíduos e limpeza dos ambientes.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-210
Referências bibliográficas
- [1] ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.
- [2] BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 2013. 3v.: Il.
- [3] CARDOSO, Kênia Mesquita Mendes; SILVA, Gil Amaro da. Educação Ambiental nas escolas. 2011. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
- [4] FADINI, P.S.; FADINI, A.A.B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. no 1. maio de 2001. p. 9-18.
- [5] KRISTEN BAILEY. Ehow Brasil. A importância de ensinar a sustentabilidade do planeta às crianças. 2015. A importância de ensinar a sustentabilidade do planeta às crianças. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/importancia-ensinar-sustentabilidade-planeta-criancas-info_40527/>. Acesso em: 03 jun. 2017.
- [6] MACEDO, Maria Alexandra Alves Pinheiro Torres de; RAMOS, Maria da Conceição Pereira. Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro Sustentável. Eduser: revista de educação, Porto, v. 7, n. 2, p.41-57, 23 maio 2015. Mensal. Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Disponível em: <http://www.eduser.ipb.pt>. Acesso em: 04 jun. 2017.
- [7] MARÇAL, M. da P.V. Educação ambiental e representações sociais de meio ambiente: uma análise da prática pedagógica no Ensino Fundamental em Patos de Minas – MG. Originalmente apresentado como dissertação de mestrado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, 2005. 210f. Disponível em: < http://www.cipedya.com/web/ FileDetails.aspx?IDFile=156913>. Acesso em: 04 jun. 2017.
- [8] PIVA A.M.; WIEBECK, H. Reciclagem do Plástico. São Paulo, Artibler Editora, 2004. RUY, R. A. V. A Educação Ambiental na Escola. Rio Claro, 2014.
- [9] PHILIPPI,Arlindo Jr. PELICIONI, Maria Cecília Focesi. EducaçãoAmbiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2005.
- [10] SALGADO, R. G. ; PEREIRA, R. M. R.; SOUZA, S. J. Pela tela, pela janela: questões teóricas e práticas sobre infância e televisão.Cadernos CEDES (Impresso), Campinas, v. 25, n. 65, p. 9-24, 2005.
- [11] SOUZA, Melissa Sommer Miranda de. A Interdisciplinaridade da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2014. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponívelem: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4382/1/MD_ENSCIE_II_2014_61.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
- [12] FRIEDRICH, Leidi Cecilia. A Interdisciplinaridade da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2014. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4382/1/MD_ENSCIE_II_2014_61.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.
Como citar:
Caixeta, Laís Ferreira; Ramos, André Luiz; Teles, Débora Clarisa; Porto, Larissa Cristina Ribeiro; Silva, Sthéferson Bruno da; Gonçalves, Regina Célia; "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG", p-2085-2094.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/xveneeamb-210
últimos 30 dias
74
downloads
1
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 4 IS - 2 SP - 2085 EP - 2094 PY - 2017 T2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES AU - , , , , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-210 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-ambiental-voltada-a-crianas-de-uma-escola-no-municpio-de-patos-de-minas-mg-27439 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Caixeta20144,
title="EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="4",
number="2",
pages="2085 - 2094",
year="2017",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-210",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-ambiental-voltada-a-crianas-de-uma-escola-no-municpio-de-patos-de-minas-mg-27439",
author="Laís Ferreira Caixeta", "André Luiz Ramos", "Débora Clarisa Teles", "Larissa Cristina Ribeiro Porto", "Sthéferson Bruno da Silva", "Regina Célia Gonçalves",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Laís Ferreira Caixeta, André Luiz Ramos, Débora Clarisa Teles, Larissa Cristina Ribeiro Porto, Sthéferson Bruno da Silva, Regina Célia Gonçalves, EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG, Blucher Engineering Proceedings, Volume 4, 2017, Pages 2085-2094, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-210 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/educao-ambiental-voltada-a-crianas-de-uma-escola-no-municpio-de-patos-de-minas-mg-27439) Palavras-chave:: ;