Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Educação a Distância, Ensino a Distância ou Ensino Não Presencial: do que se trata e como inovar no acesso ao conhecimento na era digital?

Distance Education, Distance Teaching or Non-Presential Teaching: what is it about and how to innovate in access to knowledge in the digital age?

Lima, Gean Flávio de Araújo; Triska, Ricardo;

Artigo completo:

O presente artigo é resultado de discussão sobre o tema Educação a Distância e Inovação na Gestão, ao longo de 3 anos anteriores a pandemia do Covid-19. A finalidade deste artigo é de promover o diálogo sobre os termos educação, ensino, distância física, presença virtual para identificar uma nomenclatura mais adequada as atividades de ensino remoto e discutir como inovar na modalidade. Ao longo da concepção desta pesquisa surgiu o distanciamento social, e as atividades remotas têm se tornado constante nos diversos canais que tratam sobre educação tornando o assunto ensino e educação mediado por plataformas digitais em voga. O levantamento bibliográfico serviu para orientar a construção do discurso. Como resultado foi percebeu-se que o caminho da busca intensa pela educação de qualidade pode ser obtido através do processo de inovação na gestão e que os princípios fundamentais da EAD podem permitir cada vez mais uma busca pela democratização da educação de qualidade, mas que o termo Educação deve ser usado com cautela quando há distanciamento.

Artigo completo:

This article is the result of a discussion on the topic of Distance Education and Management Innovation, over the 3 years prior to the Covid-19 pandemic. The purpose of this article is to promote dialogue on the terms education, teaching, physical distance, virtual presence and thereby identify how it would be possible to find a more suitable nomenclature for teaching activities remotely. Throughout the conception of this research, social distance has emerged, and remote activities have become constant in the various channels that deal with education, making the subject of teaching and education mediated by fashionable digital platforms. The bibliographical survey served to guide the construction of the discourse. As a result, it was realized that the path of the intense search for quality education can be obtained through the process of innovation in management and that the fundamental principles of EAD can increasingly allow a search for the democratization of quality education, but that the Education should be used with caution when there is distance.

Palavras-chave: Educação a distância; Ensino a Distância; Inovação; Gestão; Gestão de Design,

Palavras-chave: stance education; Distance learning; Innovation; Management; Design Management,

DOI: 10.5151/cid2020-63

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO, G.B. Política de Educação à Distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, A. C.;
  • [2] MACEDO, E. (orgs.). Políticas de Currículo em Múltiplos Contextos, São Paulo: Cortez Editora, 2006.
  • [3] 269 p.
  • [4] BELLONI, M. L. Educação a distância. 5ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.BOF, 2005.
  • [5] BEST, K.. Gestão de design: gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Lisboa:
  • [6] Diverge Design S.A. 200
  • [7] BRASIL. INEP. Número de alunos de curso à distância cresce 62%. Disponível em
  • [8] http://www.INEP.org.br, acesso em 10 de fevereiro de 2019.
  • [9] CHAVES, Eduardo O. C. Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem
  • [10] mediada pela tecnologia: conceituação básica. Revista Educação da Faculdade de Educação da
  • [11] Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ano III, número 7, novembro de 1999 [on line]
  • [12] Disponível: http://www.edutecnet.com.br/Textos/Self/EDTECH/EAD.htm [Texto capturado em 02 de
  • [13] janeiro de 2020].
  • [14] CONSOLO, Adriane. Ensino a Distância ou Educação a Distância. 20 Acesso em 21 de março
  • [15] de 2019. https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/740-ensino-a-distancia-ou-educacao-adistancia
  • [16] DEMO, Pedro. Questões para a teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
  • [17] FILATRO, A.; CAIRO, S.. Produção de conteúdos educacionais: design instrucional, tecnologia,
  • [18] gestão, educação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2016.
  • [19] FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008
  • [20] FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo:
  • [21] Paz & Terra, 2006.
  • [22] JESUS, Osvaldo Freitas de. Dilema: educação a distância ou ensino a distância? Profissão Docente:
  • [23] On line, Uberaba, v. 13, n. 29, p.82-93, jul. 2013. Semestral.
  • [24] KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education. London: 1993. In. ABED. Teoria da
  • [25] Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto,
  • [26] 2002
  • [27] MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado em Keegan, D. (1993) Theoretical
  • [28] Principles of Distance Education. London: Routledge, p. 22-38. 2002.
  • [29] MOORE. Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo:
  • [30] Thompson Learning, 2007.
  • [31] MILL, D.; BRITO, N. D. Gestão da educação a distância: origens e desafios. 15º CIAED -
  • [32] Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CIAED,
  • [33] 2009.
  • [34] TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e
  • [35] aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
  • [36] ROMANZIN, C. D. Ensino A Distância, Educação a Distância, Aprendizagem a Distância:
  • [37] Conceitos e Diferenças, 2001.
  • [38] SILVA, Robson Santos da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec,
  • [39] 2013.
  • [40] SLOTERDIJK, P. Regras para o parque humano. Uma resposta à carta de Heidegger sobre o
  • [41] humanismo. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
  • [42] MOZOTA, B. B. Design management: Using design to build brand value and corporate innovation.
  • [43] Nova Iorque: Allworth Press. 2003
  • [44] MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. A Gestão de Design como estratégia organizacional.
  • [45] 2ª ed. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
Como citar:

Lima, Gean Flávio de Araújo; Triska, Ricardo; "Educação a Distância, Ensino a Distância ou Ensino Não Presencial: do que se trata e como inovar no acesso ao conhecimento na era digital?", p. 816-827 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-63

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações