Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Educação a Distância, Ensino a Distância ouEnsino Não Presencial:do que se trata e como inovar no acesso aoconhecimento na era digital?

Distance Education, Distance Teaching or Non-Presential Teaching: what is itabout and how to innovate in access to knowledge in the digital age?

Lima, Gean Flávio de Araújo; Triska, Ricardo;

Artigo completo:

O presente artigo é resultado de discussão sobre o tema Educação a Distância e Inovação na Gestão,ao longo de 3 anos anteriores a pandemia do Covid-19. A finalidade deste artigo é de promover odiálogo sobre os termos educação, ensino, distância física, presença virtual para identificar umanomenclatura mais adequada as atividades de ensino remoto e discutir como inovar na modalidade.Ao longo da concepção desta pesquisa surgiu o distanciamento social, e as atividades remotas têm setornado constante nos diversos canais que tratam sobre educação tornando o assunto ensino eeducação mediado por plataformas digitais em voga. O levantamento bibliográfico serviu para orientara construção do discurso. Como resultado foi percebeu-se que o caminho da busca intensa pelaeducação de qualidade pode ser obtido através do processo de inovação na gestão e que os princípiosfundamentais da EAD podem permitir cada vez mais uma busca pela democratização da educação dequalidade, mas que o termo Educação deve ser usado com cautela quando há distanciamento.

Artigo completo:

This article is the result of a discussion on the topic of Distance Education andManagement Innovation, over the 3 years prior to the Covid-19 pandemic. The purpose of this articleis to promote dialogue on the terms education, teaching, physical distance, virtual presence andthereby identify how it would be possible to find a more suitable nomenclature for teaching activitiesremotely. Throughout the conception of this research, social distance has emerged, and remoteactivities have become constant in the various channels that deal with education, making the subjectof teaching and education mediated by fashionable digital platforms. The bibliographical survey servedto guide the construction of the discourse. As a result, it was realized that the path of the intensesearch for quality education can be obtained through the process of innovation in management andthat the fundamental principles of EAD can increasingly allow a search for the democratization ofquality education, but that the Education should be used with caution when there is distance.

Palavras-chave: Educação a distância; Ensino a Distância; Inovação; Gestão; Gestão de Design,

Palavras-chave: stance education; Distance learning; Innovation; Management; Design Management,

DOI: 10.5151/cid2020-63

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO, G.B. Política de Educação à Distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, A. C.;
  • [2] MACEDO, E. (orgs.). Políticas de Currículo em Múltiplos Contextos, São Paulo: Cortez Editora, 2006. 269 p.
  • [3] BELLONI, M. L. Educação a distância. 5ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.BOF, 2005.
  • [4] BEST, K.. Gestão de design: gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Lisboa: Diverge Design S.A. 2006.
  • [5] BRASIL. INEP. Número de alunos de curso à distância cresce 62%. Disponível emhttp://www.INEP.org.br, acesso em 10 de fevereiro de 2019.
  • [6] CHAVES, Eduardo O. C. Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagem mediada pela tecnologia: conceituação básica. Revista Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ano III, número 7, novembro de 1999 [on line] Disponível: http://www.edutecnet.com.br/Textos/Self/EDTECH/EAD.htm [Texto capturado em 02 de janeiro de 2020].
  • [7] CONSOLO, Adriane. Ensino a Distância ou Educação a Distância. 2014. Acesso em 21 de março de 2019. https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/740-ensino-a-distancia-ou-educacao-adistancia
  • [8] DEMO, Pedro. Questões para a teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 199
  • [9] FILATRO, A.; CAIRO, S.. Produção de conteúdos educacionais: design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2016.
  • [10] FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008
  • [11] FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo: Paz & Terra, 2006.
  • [12] JESUS, Osvaldo Freitas de. Dilema: educação a distância ou ensino a distância? Profissão Docente: On line, Uberaba, v. 13, n. 29, p.82-93, jul. 2013. Semestral.
  • [13] KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education. London: 1993. In. ABED. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto, 2002
  • [14] MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado em Keegan, D. (1993) Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p. 22-38. 2002.
  • [15] MOORE. Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
  • [16] MILL, D.; BRITO, N. D. Gestão da educação a distância: origens e desafios. 15º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CIAED 2009.
  • [17] TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 20
  • [18] ROMANZIN, C. D. Ensino A Distância, Educação a Distância, Aprendizagem a Distância: Conceitos e Diferenças, 2001.
  • [19] SILVA, Robson Santos da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec,2013.
  • [20] MOZOTA, B. B. Design management: Using design to build brand value and corporate innovation. Nova Iorque: Allworth Press. 2003
  • [21] MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. A Gestão de Design como estratégia organizacional. 2ª ed. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
Como citar:

Lima, Gean Flávio de Araújo; Triska, Ricardo; "Educação a Distância, Ensino a Distância ouEnsino Não Presencial:do que se trata e como inovar no acesso aoconhecimento na era digital?", p. 816-827 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-63

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações