Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Economia de combustível por meio de lubrificantes de baixa viscosidade: desafios da validação experimental

Fuel saving through low viscosity lubricants: experimental validation challenges

ROVAI, Fernando Fusco ; UEHARA, Samantha ; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim ; SARTORI, Eduardo ; CREPALDI, Jesuel ; TOMANIK, Eduardo ;

Trabalho completo:

O aumento da eficiência dos motores de combustão interna, bem como a consequente redução do consumo de combustível dos veículos equipados com essa tecnologia, é uma estratégia relevante para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. A avaliação experimental de novas tecnologias representa maiores desafios, uma vez que, na maioria dos casos, o efeito da economia de combustível está dentro das incertezas dos testes. Este artigo compara experimentalmente o uso de lubrificantes de baixa viscosidade em um automóvel de passeio, em ciclos de testes de emissões, e propõe compensações numéricas para mitigar o efeito das variações experimentais dos testes usando valores instantâneos da velocidade do veículo e da tensão da bateria. O consumo de combustível foi determinado experimentalmente pelo método do balanço de carbono. As incertezas de medição são minimizadas considerando que os testes foram realizados em um laboratório de emissões certificado, com gases de escapamento coletados por sistema de amostragem de volume constante (CVS). No ciclo FTP75, o uso do 5W20 trouxe economia de combustível de 3.5% e 6.8% com o 0W16 em comparação ao óleo de referência 5W40. As emissões de poluentes não apresentaram variação significativa.

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Increasing the efficiency of internal combustion engines, and the consequent reduction in fuel consumption of vehicles equipped with this technology, is a relevant strategy for mitigating greenhouse gas emissions. The experimental evaluation of new technologies represents greater challenges, since in most cases, the fuel saving effect is within test uncertainties. This article experimentally compares the use of low-viscosity lubricants in a passenger car, in emissions test cycles and proposes numerical compensations to mitigate the effect of test experimental variations using instantaneous values of the car speed and battery voltage. The vehicle fuel consumption was experimentally determined by carbon balance method. The measurement uncertainties are minimized considering the tests were performed in an OEM certified emissions laboratory, with tailpipe gases collected by constant volume sampling (CVS) system. On the FTP75 cycle, the use of 5W20 brought 3.5% fuel savings and 6.8% with the 0W16 in comparison to the reference 5W40 oil. Pollutant emissions did not show significant variation.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP83

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Como citar:

ROVAI, Fernando Fusco; UEHARA, Samantha; GUILHERME, Roger Tadeu Gondim; SARTORI, Eduardo; CREPALDI, Jesuel; TOMANIK, Eduardo; "Economia de combustível por meio de lubrificantes de baixa viscosidade: desafios da validação experimental", p. 404-410 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP83

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