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ECO2EFICIÊNCIA EM FROTAS DE CARGA

Maia, Décio Magioli ; Carvalho, Rogério Nascimento de ;

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Atualmente a procura por aumento da eficiência energética dos motores e veículos é crescente, não só pela redução do consumo dos recursos naturais mas também pela redução dos gastos com a energia. Aliado a isto, aumenta cada vez mais a consciência ambiental de que podemos minimizar e até reverter os efeitos nocivos dos poluentes que lançamos na atmosfera, onde a emissão de CO2 tem destaque nas discussões mundiais. Atualmente a procura por aumento da eficiência energética dos motores e veículos é crescente, não só pela redução do consumo dos recursos naturais mas também pela redução dos gastos com a energia. Aliado a isto, aumenta cada vez mais a consciência ambiental de que podemos minimizar e até reverter os efeitos nocivos dos poluentes que lançamos na atmosfera, onde a emissão de CO2 tem destaque nas discussões mundiais. Quanto aos veículos pesados de transporte de carga, poucos trabalhos no Brasil apresentam soluções possíveis de serem implantadas a curto e médio prazos e, mesmo assim, com resultados apenas qualitativos. Este trabalho selecionou uma frota real de 9.000 caminhões de transporte de carga e, partindo de soluções mais convencionais até aquelas mais disruptivas, estimou os benefícios de redução do consumo de óleo diesel e da respectiva emissão de CO2 durante um ano de utilização empregando algumas sugestões, chegando a números surpreendentes.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP226

Referências bibliográficas
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Como citar:

Maia, Décio Magioli; Carvalho, Rogério Nascimento de; "ECO2EFICIÊNCIA EM FROTAS DE CARGA", p. 751-761 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP226

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