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Durabilidade com Rodagem Parcial para Motocicletas

Partial Mileage Durability of Motorcycles

CORDEIRO, WESNEY ; MISSAO, EDUARDO ; HIGUCHI, MONICA ;

Artigo:

s emissões de poluentes veiculares são uma das maiores preocupações da sociedade, especialmente pensando no futuro da humanidade com tópicos como a degradação da camada de ozônio, continuidade do uso de combustíveis à base de petróleo e principalmente a qualidade do ar. No Brasil, as legislações para emissão de poluentes veiculares por motociclos e veículos similares são regulamentadas pelo CONAMA no programa PROMOT, estabelecendo o cumprimento de alguns poluentes. No entanto, surgiu uma preocupação em compreender e controlar as emissões dos veículos ao longo de sua vida útil. Assim, foi criado o conceito de durabilidade das emissões. Então, desde 2014, os fabricantes começaram a determinar a durabilidade das emissões. Para determinar esta deterioração, a legislação europeia, que serve de base ao PROMOT, tem alguns métodos regulamentados: - Rodagem total, onde o veículo percorre toda a quilometragem determinada. - Rodagem parcial, onde o veículo percorre no mínimo 50% da quilometragem, e as emissões são extrapoladas até o final; Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo feito para entender e simular a durabilidade do acúmulo parcial de quilometragem para motocicletas. Uma vez que este método ainda não é permitido no Brasil, o uso da rodagem parcial também é avaliada.

Artigo:

The vehicle pollutant emissions are one of the highest concerns of the society, specially thinking in the humanity future with topics like ozone layer degradation, continuity use of petrol base fuels and mainly the air quality. In Brazil, the legislations for vehicle pollutant emissions by motorcycles and similar vehicle are regulated by CONAMA in the PROMOT program, stablishing the compliance with some pollutants. However, a concern to understand and control vehicle emissions throughout their useful life emerged. So, the concept of emission durability was created. Then, since 2014 manufacturers started to determine the emission durability. To determine this deterioration, the European legislation, which serve as basis for PROMOT, has several regulated methods: - Full mileage accumulation, where the vehicle runs the entire determined mileage. - Partial mileage accumulation, where the vehicle runs a minimum of 50% of the mileage, and the emissions are extrapolated until the end; This article has the purpose to present a study made to understand and simulate the partial mileage accumulation durability for motorcycles. Once this method is not allowed in Brazil yet, this article also has the objective to evaluate the viability of the use of partial mileage.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP41

Referências bibliográficas
  • [1] National Environment Council. (2011). CONAMA Resolution 432/201 Brasília.
  • [2] National Environment Council. (2019). CONAMA Resolution 493/2019. Brasília.
  • [3] European Parliament. (2013). Regulation (EU) 168/201 Approval and market surveillance of two- or three-wheel vehicles and quadricycles. Strasbourg.
  • [4] European Parliament. (2014). Commission Delegated Regulation (EU) 134/201 Environmental and propulsion unit performance requirements and amending Annex V thereof
Como citar:

CORDEIRO, WESNEY; MISSAO, EDUARDO; HIGUCHI, MONICA; "Durabilidade com Rodagem Parcial para Motocicletas", p. 220-225 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP41

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