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Dupla Coração do Brasil: linguagem visual caipira em capas de disco da década de 1960

Dupla Coração do Brasil: hick visual language on album covers of the 1960’s

Ardinghi, Maria Beatriz; Farias, Priscila Lena;

Artigo Completo:

As capas de disco são um importante meio de comunicação visual associado à indústria fonográfica, além de exemplares de design gráfico. Através do estudo de seus elementos visuais e seu potencial significativo, é possível vislumbrar aspectos sociais, históricos e culturais do universo ao qual pertencem. Este trabalho objetiva investigar como a cultura caipira era representada nas capas de discos deste gênero de música no período de explosão de popularidade do LP, que compreende a década de 1960, momento no qual se intensifica a atuação de artistas gráficos na composição de capas no mercado fonográfico brasileiro. Isso é realizado por meio do estudo de 21 exemplares da dupla Tonico e Tinoco, artistas de grande popularidade e representatividade no universo caipira. Primeiramente introduzem-se aspectos da história da música caipira, da indústria fonográfica no Brasil e do design de capas de disco tendo como referências os trabalhos de Laus (1998), Nepomuceno (1999), Montore (2007) e Vicente (2010). Em seguida são apresentadas análises de aspectos plásticos, figurativos e simbólicos utilizando-se de conceitos da sintaxe visual de Dondis (2007), da análise da imagem de Joly (2012), e da semiótica aplicada de Santaella (2005). A partir daí, relaciona-se as características visuais elencadas com aspectos socioculturais presentes em estudos sobre a cultura caipira de Candido (1987) e Brandão (1983).

Artigo Completo:

Album covers are an important visual communication media associated with the music industry and also examples of graphic design. From studies on their visual elements and potential meanings, it is possible to identify social, historical and cultural aspects of the universe they belong to. This work aims to investigate how “caipira” culture was represented in country music album covers during the Long Play popularity of the 1960‘s, when the graphic artists work for cover design grows in the Brazilian music market.. This is done through the study of 21 covers for albums of the duo Tonico and Tinoco, artists of great popularity and representativeness for local country music universe. First, aspects of the history of country music, of the music industry in Brazil and the of disk cover design are introduced, taking as reference the work of Laus (1998), Nepomuceno (1999), Montore (2007) and Vicente (2010). Following that, an analysis of plastic, figurative and symbolic aspects based on the visual syntax of Dondis (2007), the image analysis of Joly (2012) and the application of semiotics of Santaella (2005). From there, the visual characteristics listed were confronted with sociocultural aspects present in studies by Candido (1987) and Brandão (1983).

Palavras-chave: memória gráfica, design gráfico, cultura visual, capa de disco, graphic memory, graphic design, visual culture, album cover,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_51

Referências bibliográficas
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Como citar:

Ardinghi, Maria Beatriz; Farias, Priscila Lena; "Dupla Coração do Brasil: linguagem visual caipira em capas de disco da década de 1960", p. 869-882 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_51

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