Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

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DUAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL

VAZ JUNIOR, C. A ; CARVALHO NETO, A. D ; , ;

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A indústria química é parte fundamental do desenvolvimento econômico e social brasileiro, porém, sua imagem muitas vezes está relacionada com acidentes e danos ambientais. Mudar esta visão passa por aumentar, cada vez mais, o nível de gerenciamento de segurança de processos nas plantas químicas nacionais, seja através de mudanças tecnológicas, reduzindo a severidade e probabilidade dos cenários, seja através de mudanças técnicas ou do investimento em formação e capacitação. Criar uma cultura de segurança é uma etapa fundamental para obter um processo mais seguro. Acreditando que a cultura de segurança deva ser parte integrante da formação acadêmica do profissional da engenharia química, este trabalho tem como objetivo apresentar duas abordagens, já em andamento, para o ensino de segurança de processos no Brasil. A primeira abordagem baseia-se na experiência observada em cursos de graduação de engenharia química, em particular na UFRJ e na USP. A segunda abordagem promove uma visão inovadora, onde a segurança de processos é ensinada a partir dos elementos de gestão de segurança propostos pela AIChE. Esta abordagem está sendo usada, de forma inédita, pela RSE Consultoria em seus cursos de pós-graduação e especialização em segurança de processo. Ao discutir ambas as abordagens espera-se promover o debate pela implementação de segurança de processos em outras IES brasileiras.

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Palavras-chave: química,

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DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1051

Referências bibliográficas
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Como citar:

VAZ JUNIOR, C. A; CARVALHO NETO, A. D; , ; "DUAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA DE PROCESSOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL", p. 3977-3980 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1051

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