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Doodle game "Ilha dos Campeões": Jogos como ferramentas de comunicação

Doodle game "Isle of Champions": Games as communication tools

ALVES, Cecilia da Fonte ; CARVALHO, Breno José de Andrade ; PINHEIRO, Lucas ; RAFAELLE, Rennan ;

Artigo:

Com o avanço tecnológico e da internet, surgem novas estratégias de comunicação, a exemplo das mutações de marca jogáveis da Google, que ao oferecerem experiências interativas e celebrarem identidades culturais e históricas de diferentes países, buscam estreitar a conexão da empresa com os seus consumidores. Este artigo objetiva analisar o caráter comunicativo do doodle game "Ilha dos Campeões" - lançado no contexto das Olimpíadas de Tóquio 2021 - investigando a sua dimensão simbólica e reflexiva e de que maneira procurou gerar engajamento do público com a marca Google. Para tal, foram levantados fundamentos sobre o processo de significação dos produtos do Design, além dos games no contexto da publicidade, incluindo as marcas mutantes jogáveis. Esta pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento dos campos do Design e da Publicidade, tendo como foco um artefato de potencial comunicativo da contemporaneidade, o doodle game, que ainda é pouco estudado na academia.

Artigo:

With the advancement of technology and internet communication, new experiences emerge, such as Google's playable branding strategies, which offer historical experiences and celebrate different cultural identities and company connection, reach out to its consumers. This article aims to study the communicative character of the game "Island of Champions" - launched in the context of the Tokyo 2021 Olympics - investigating its symbolic dimension and reflexive level and in what ways generate public engagement with the Google brand. To this end, foundations were raised about the process of meaning of Design products, in addition to games in the context of advertising, including playable mutant brands. This research hopes to contribute to the production of knowledge in the fields of Design and Advertising, focusing on a potential communication product of contemporaneity, the doodle game, which rarely studied in the academy.

Palavras-chave: Doodle; Games; Comunicação.,

Palavras-chave: Doodle; Games; Communication.,

DOI: 10.5151/ped2022-4789997

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Como citar:

ALVES, Cecilia da Fonte; CARVALHO, Breno José de Andrade; PINHEIRO, Lucas; RAFAELLE, Rennan; "Doodle game "Ilha dos Campeões": Jogos como ferramentas de comunicação", p. 2060-2081 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4789997

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