Fevereiro 2019 vol. 1 num. 5 - I Simpósio Bienal SBPSP – O Mesmo, O Outro

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Do mais íntimo da experiência analítica ao mais público das políticas voltadas à saúde: um desafio

Do mais íntimo da experiência analítica ao mais público das políticas voltadas à saúde: um desafio

LERNER, Rogério ;

Artigo:

Gostaria de destacar dois grandes grupos de experiências vividas em análise: em primeiro lugar, gostaria de mencionar situações muito pouco percebidas para além de intuições, o que as tornava difíceis de serem pensadas e aprofundadas, e muito fáceis de serem racionalizadas. Quando nomeadas e trabalhadas, em geral eu sentia a cada ciclo, por assim dizer, ao lado da frustração de ter de abrir mão de racionalizações e de idealizações, uma sensação de ampliação de significados, e também algo como uma espécie de consolidação de impressões até então vagas.

Artigo:

Gostaria de destacar dois grandes grupos de experiências vividas em análise: em primeiro lugar, gostaria de mencionar situações muito pouco percebidas para além de intuições, o que as tornava difíceis de serem pensadas e aprofundadas, e muito fáceis de serem racionalizadas. Quando nomeadas e trabalhadas, em geral eu sentia a cada ciclo, por assim dizer, ao lado da frustração de ter de abrir mão de racionalizações e de idealizações, uma sensação de ampliação de significados, e também algo como uma espécie de consolidação de impressões até então vagas.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/isbsbpsp-37

Referências bibliográficas
  • [1] Lerner, R; Di Paolo, AF; Campana, N; Morais, AS; Tocchio, AB; Resegue, R. (2013). Uma contribuição da Psicanálise para a Saúde Coletiva: Protocolo de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil. Revista Latino-Americana de Psicanálise, 1, 226-237.
  • [2] Lerner, R.; Kupfer, M.C.M. (Org.). (2008). Psicanálise com crianças: Clínica e pesquisa. São Paulo, SP: Escuta.
  • [3] Morais, A. S. (2013). Usos e apropriações de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil por agentes comunitários de saúde: uma experiência de formação. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.47.201tde-30072013-122005. Recuperado em 2018-07-29, de www.teses.usp.br
  • [4] Morais, AS; Bronzatto, EM; Lerner, R & Kupfer, MC. (2015). Effects of Pediatric Training for Detecting Signs of Developmental Problems. Psicologia: Ciência e profissão, 35(2), 359-373.
  • [5] Tocchio, A. B. (2013). Educação permanente de profissionais de enfermagem da atenção básica à saúde a partir de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.47.2013.tde-30072013-120530. Recuperado em 2018-07-29, de www.teses.usp.br
Como citar:

LERNER, Rogério; "Do mais íntimo da experiência analítica ao mais público das políticas voltadas à saúde: um desafio", p. 271-278 . In: I Simpósio Bienal SBPSP – O Mesmo, O Outro. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/isbsbpsp-37

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