Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Do livro literário clássico às narrativas de arte sequencial: uma proposta metodológica experimental utilizando-se a obra A Terra dos Meninos Pelados como objeto de estudo

Montenegro, Beatriz ; Hennes , Mariana ;

Artigo completo:

Asadaptações de livros literários tradicionais para linguagem de arte sequencialvêm ganhando destaque no cenário educacional brasileiro por se caracterizarcomo uma alternativa com alto poder de engajamento junto ao Programa Nacional Bibliotecana Escola (PNBE) do Governo Federal. Assim, o presente trabalho tem o objetivode apresentar uma proposta de metodologia elaborada para esse fim, utilizando-seo clássico literário A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, comoobjeto de estudo. Para tanto, os materiais, métodos e ferramentas de designaplicadas pretenderam atender tanto as necessidades identificadas no processode criação do concept art do livro (a partir do levantamento e análise de dadosreferentes à obra supracitada), quanto o processo de desenvolvimento do projetográfico e produção editorial do artefato. Deste modo, o trabalho foi divididoem duas fases distintas que foram executadas, em algumas etapas,simultaneamente. Após percorrer um caminho de onze etapas metodológicas,definidas com finalidades específicas, chegou-se a uma solução editorialadequada ao público infanto-juvenil, que atendeu às necessidades e restriçõesde projeto, identificadas para a adaptação literária. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Design editorial, arte sequencial, Graciliano Ramos, concept art,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-016

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE, G.; HARRIS, P. 2009. Impressão & acabamento. Porto Alegre: Bookman. FARBIARZ, A.; FARBIARZ, J. 2010. O entrelugar do design na interação entre o livro e o leitor. Design: olhares sobre o livro. Organização: Luiz Antônio Coelho, Alexandre Farbiarz. Teresópolis: Editora Novas Ideias.
Como citar:

Montenegro, Beatriz; Hennes , Mariana; "Do livro literário clássico às narrativas de arte sequencial: uma proposta metodológica experimental utilizando-se a obra A Terra dos Meninos Pelados como objeto de estudo", p. 172-186 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações