Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

DO FUNCIONAL AO SIMBÓLICO

Cipiniuk, Alberto ; Cannone, Matheus ; Meirelles, Mariana Ribeiro ; Flamenbaum, Mariana ; Batista, Suelen Felix da Silva ;

Poster Resumo:

O objetivo dessa pesquisa é definir a identidade do objeto industrial contemporâneo, compreendendo como e por que ocorre a sua ressignificação. Entendemos que do início da Revolução Industrial até os anos noventa do século XX, os fatores que definiam a identidade de um objeto industrial eram a qualidade da usinagem e os “novos” materiais empregados. Nos dias de hoje por consequência de duas grandes circunstâncias – o acirrado reagrupamento das grandes indústrias e das prestadoras de serviços de todos os tipos (venda de serviços em geral, financeiras, produção de bens industriais etc.) no denominado capitalismo flexível e de outra parte a globalização dos meios de comunicação, os antigos esteios identitários foram desfuncionalizados e estão sendo ressignificados. Esse processo de ressignificação é construído socialmente e nossa intenção é definir quais são as circunstâncias sociais que nele atuam formando o Campo do Design, isto é, produção, recepção e circulação dos objetos industriais. Partindo de um seminal artigo de Arjun Appadurai em 1986, nossa modesta proposição é aproximar os objetos da sua vida social. Enfim, acompanhar a biografia dos objetos, identificar como eles são usados e reutilizados assim como as transformações de sua ontologia, contudo, sempre considerando que essas metamorfoses são indissociáveis da vida social das pessoas, pois essas alterações de significação, são também àquelas da vida dos homens. Desejamos investigar as relações humanas com os objetos nos espaços domésticos e públicos, isto é, nas instituições de legitimação e consagração. Entendemos que os objetos são o lugar de mobilização dos indivíduos para redefinir o seu uso e sua significação. Atualmente os bolsistas de Iniciação Científica estão estudando o projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq para estar em vigor pelos próximos três anos. Suas atividades são: compreensão do escopo teórico da pesquisa, debates e leituras paralelas. Do mesmo modo estão identificando os agentes sociais aos quais aplicarão de um questionário, posto que um questionário piloto já foi aplicado no final do ano passado durante a Semana de Design no Rio de Janeiro. Nos próximos três anos outros bolsistas seguirão os passos desse grupo, em outras etapas que serão desdobradas nessa pesquisa.

Poster Resumo:

Palavras-chave: design, objeto industrial, função, simbólico, ressignificação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0474

Referências bibliográficas
Como citar:

Cipiniuk, Alberto; Cannone, Matheus; Meirelles, Mariana Ribeiro; Flamenbaum, Mariana; Batista, Suelen Felix da Silva; "DO FUNCIONAL AO SIMBÓLICO", p. 5509-5510 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0474

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações