Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Discutindo estratégias para o ensino de literatura no contexto de educação de jovens e adultos surdos

Discussing strategies for the teaching of literature in the context of deaf education

Silva, Alessandra Gomes da ; Ramos, Selma de Oliveira ;

Artigo Completo:

O presente trabalho tem como objetivos descrever e analisar estratégias utilizadas para o ensino de literatura, no contexto de educação bilíngue, com alunos da educação de jovens e adultos surdos. Para isso, tem-se como base aulas de literatura e oficina de leitura, ministradas no colégio de aplicação do INES (cap-INES).

Artigo Completo:

This paper aims to describe and analyze strategies used for the teaching of literature in the context of bilingual education with students in an education program for deaf young people and deaf adults. The discussion is based on literature classes and a reading workshop taught in the school for deaf people (INES).

Palavras-chave: Surdos, Literatura, LIBRAS,

Palavras-chave: Deaf, Literature, Brazilian Sign Language,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-028

Referências bibliográficas
  • [1] FERNANDES, Adriana Hoffmann. Infância e cultura: o que narram as crianças na contemporaneidade? Brasil, 2009. 241 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  • [2] NAIDITCH, F. Literatura Multicultural e diversidade na sala de aula. Educação, Porto Alegre, v. 32, n.1, jan./abr, 2009. (p. 25-32)
  • [3] KLEIMAN, A. (Org.). Modelos de Letramento e as práticas de Alfabetização na escola. In: Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
  • [4] LEAHY-DIOS, C. Educação Literária como metáfora social: desvios e rumos. Niterói: Ed. UFF, 2000.
  • [5] LOUREIRO, V. R. Aquisição de Língua Brasileira de Sinais por surdos adultos: uma proposta de trabalho. Revista Espaço, Rio de Janeiro: INES, n°15, 2001. (p.61 – 66).
  • [6] ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
  • [7] SKLIAR, C. A educação para os surdos entre a pedagogia especial e as políticas para as diferenças. In: Anais do Seminário Desafios e possibilidades na Educação bilíngüe para surdos, INES, 199
  • [8] MAHER, Tereza. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilingüísmo. In: KLEIMAN, A.; CAVALANTI, M.C. (orgs.). Lingüística aplicada – suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
Como citar:

Silva, Alessandra Gomes da; Ramos, Selma de Oliveira; "Discutindo estratégias para o ensino de literatura no contexto de educação de jovens e adultos surdos", p. 284-291 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações