artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Discussão Acerca do Significado do Termo “Design” Utilizado em Produtos e Serviços

Discussion About the Interpretation of the Term “Design” Used in Products and Services

BARROS, Rubenio dos Santos ; DINIZ, Raimundo Lopes ; ARRUDA FILHO, Moisaniel Pimentel ;

artigo:

O presente artigo busca investigar a relação de uso e interpretação do termo “design”, bem como qual a disseminação do termo de forma plural quando utilizado no oferecimento de produtos e serviços. Para tal, utilizou-se uma abordagem qualitativa com objetivo descritivo, apresentando como procedimento técnico a aplicação de um questionário a estudantes e profissionais da área de Design e, ainda, a pessoas que não são da área. Os resultados sugerem que o uso da palavra design está amplamente associado com a dimensão estética ou na utilização como um “adjetivo” de qualidade em seus serviços, sendo que a profissão Design é compreendida como uma vantagem competitiva no comércio.

artigo:

This paper seeks to investigate the use relation and interpretation of the term "design", as well as how the term is spread in a plural form when applied in the advertisement of products and services. For that, a qualitative approach with descriptive objective was performed, involving as technical procedure the application of a questionnaire among Design students and professionals, and also to other people who are not from Design area. The results suggest that the use of the word design is widely associated with the aesthetics dimension or used as an "adjective" of quality in services, and Design is seen as a competitive advantage in commerce.

Palavras-chave: design, significado, produtos e serviços,

Palavras-chave: design, meaning, products and services,

DOI: 10.5151/ped2018-1.2_ACO_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BARROS, Rubenio dos Santos; DINIZ, Raimundo Lopes; ARRUDA FILHO, Moisaniel Pimentel; "Discussão Acerca do Significado do Termo “Design” Utilizado em Produtos e Serviços", p. 91-105 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-1.2_ACO_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações