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Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo

Construction guidelines of comic’s hypermedia for the deaf student learning

Busarello, Raul Inácio; Ubricht, Vania Ribas; Fadel, Luciane Maria;

Artigo Completo:

A dificuldade do aluno surdo em compreender a língua escrita compromete sua aprendizagem. Assim, apresenta-se como alternativa a criação de objeto de aprendizagem com base em histórias em quadrinhos hipermídia, mídia que utiliza como base a junção de dois meios informacionais, o texto e a imagem. Desta forma, explora-se o resultado de grupo focal aplicado à voluntários surdos que utilizaram este objeto de aprendizagem, no qual foi possível estabelecer diretrizes para a construção deste gênero de artefato. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as diretrizes criadas para o desenvolvimento deste tipo específico de mídia digital. Como resultados, constatou-se que a junção de imagem e texto da narrativa dos quadrinhos auxiliou na leitura de termos ditos complexos pelos alunos, sendo uma mídia facilitadora da aquisição do conhecimento. Apesar de ter sido sugerida a utilização de LIBRAS, esta não foi necessária para o entendimento do conteúdo de aprendizagem. Por fim foram estabelecidas 10 diretrizes contempladas em três áreas: a construção da narrativa na linguagem em histórias em quadrinhos; a construção do ambiente hipermídia para navegação nessa narrativa; e critérios para a apresentação das atividades ligadas à narrativa.

Artigo Completo:

The deaf student’s difficulty to understand the written language undermines them learning. Thus, we presented as alternative the creating of learning object based on comics hypermedia, it formed by two informational media, the text and the image. We explore focus group''s result applied on deaf volunteers after they used that learning object, where it was possible for us establish construction guidelines of this artifact gender. In this sense, the purpose of this paper is to present the guidelines created for the development of this digital media. As result, we found that the junction of text and pictures in comics storytelling helped the students to read complex terms. It was being a facilitator media of knowledge acquisition. Although the students had suggested use of LIBRAS, it was not necessary for them understood the learning content. Finally were established 10 guidelines included in three areas: the storytelling construction in the comics language; the hypermedia environment construcrion for navigation in the storyteling; and the presentation criteria for tests into the storytelling.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, objeto de aprendizagem, acessibilidade, diretrizes, surdos, Comics, learning object, accessibility, guidelines, deaf,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_95

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Como citar:

Busarello, Raul Inácio; Ubricht, Vania Ribas; Fadel, Luciane Maria; "Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo", p. 271-280 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_95

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