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DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOTÉRICA LOTO LÍDER

DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOTÉRICA LOTO LÍDER

Magalhães, Marcelo dos Santos ; Gomes, Louise Ferreira ; Oliveira, Isabella Arlochi de ;

Artigo Completo:

Localizada na principal avenida do centro comercial da cidade de Macaé, a Lotérica Loto Líder tem uma procura expressiva por seus serviços, principalmente no início de cada mês, provocando a formação de filas consideráveis. O longo tempo de espera despendido, além de inconveniente, faz com que 10 % dos clientes desistam do serviço, causando prejuízo ao estabelecimento. Tendo em vista este fato a capacidade de atendimento, no período de maior demanda, é analisada através de dois modelos de simulação a eventos discretos, visando ao dimensionamento adequado do número de atendentes. Estes modelos foram desenvolvidos no programa Arena: o primeiro considera um sistema de atendimento de filas múltiplas e o segundo de fila única. Os resultados apresentados mostram que a capacidade de atendimento ideal é de quatro funcionários, sendo o sistema de fila única o melhor.

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Localizada na principal avenida do centro comercial da cidade de Macaé, a Lotérica Loto Líder tem uma procura expressiva por seus serviços, principalmente no início de cada mês, provocando a formação de filas consideráveis. O longo tempo de espera despendido, além de inconveniente, faz com que 10 % dos clientes desistam do serviço, causando prejuízo ao estabelecimento. Tendo em vista este fato a capacidade de atendimento, no período de maior demanda, é analisada através de dois modelos de simulação a eventos discretos, visando ao dimensionamento adequado do número de atendentes. Estes modelos foram desenvolvidos no programa Arena: o primeiro considera um sistema de atendimento de filas múltiplas e o segundo de fila única. Os resultados apresentados mostram que a capacidade de atendimento ideal é de quatro funcionários, sendo o sistema de fila única o melhor.

Palavras-chave: Simulação; Teoria das Filas; Pesquisa Operacional,

Palavras-chave: Simulação; Teoria das Filas; Pesquisa Operacional,

DOI: 10.5151/spolm2019-085

Referências bibliográficas
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Como citar:

Magalhães, Marcelo dos Santos; Gomes, Louise Ferreira; Oliveira, Isabella Arlochi de; "DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO UTILIZANDO SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOTÉRICA LOTO LÍDER", p. 1155-1165 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-085

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