artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Digitalização 3D de Ossos Humanos para Ferramentas de Estudo em Anatomia

3D Digitization of Human Bones for Anatomy Study Tools

PRIM, Gabriel de Souza; LEAL, Gabriela Zanella; ROMEIRO, Nicolas C.; CAMPOS, Daniel V.; VIEIRA, Milton Luiz Horn;

artigo:

Diante da inserção de novas tecnologias em ensino e entretenimento nos últimos anos, discute-se como a tecnologia têm permitido que objetos encontrados no mundo virtual se assemelham muito com os objetos reais. Este trabalho aborda um método capaz de criar um objeto virtual tridimensional verossimilhante com o objeto real criado por meio de um scanner 3D e um fluxo de trabalho em diferentes softwares para criar um objeto que possa ser utilizado em diferentes aplicações, como vídeos de animação e jogos digitais.

artigo:

With the introduction of new technologies in teaching and entertainment in recent years, we discuss how technology have enabled objects found in the virtual world are very similar to the real objects. This paper discusses a method able to create a three-dimensional virtual object verossimilhante with the actual object created using a 3D scanner and a workflow in different software to create an object that can be used in different applications such as animated videos and digital games.

Palavras-chave: Digitalização 3D; Ensino; Anatomia; Osteologia,

Palavras-chave: 3D scanning; Teaching; Anatomy; Osteology,

DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_07

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PRIM, Gabriel de Souza; LEAL, Gabriela Zanella; ROMEIRO, Nicolas C.; CAMPOS, Daniel V.; VIEIRA, Milton Luiz Horn; "Digitalização 3D de Ossos Humanos para Ferramentas de Estudo em Anatomia", p. 1048-1060 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações