Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Digital não digital: ensino do design de interação a partir de suportes analógicos

Digital non digital: learning interaction design from analogical artefacts

Emanuel, Bárbara;

Artigo completo:

Este trabalho apresenta e discute o desenvolvimento, em uma disciplina sobre design de interação, de atividades voltadas para a criação de peças não digitais. A disciplina envolvia alunos com pouca ou nenhuma familiaridade com linguagens de programação, no âmbito de um curso de Comunicação Visual em uma escola de Belas Artes. A abordagem, baseada na exploração de aspectos interativos em artefatos analógicos, trabalha conceitos fundamentais para o design de interação e de interfaces sem envolver diretamente questões de programação, de modo a privilegiar aspectos comunicacionais e de uso. É apresentada uma seleção de resultados, demonstrando a aplicação de conceitos discutidos na disciplina e a variedade de soluções interativas com recursos analógicos.

Artigo completo:

This work presents and discusses the development of class projects involving non-digital artefacts in an interaction design course. The course targets Visual Communication students at a Fine Arts school, most of whom had little or no programming skills. This pedagogical approach explores interactive aspects of analogical objects in order to introduce fundamental concepts of interaction and interface design while focusing on issues related to communication and user experience, without specific concerns with matters of programming. A selection of students' work shows how the course's theory has been applied in a variety of interactive solutions using analogical techniques.

Palavras-chave: design de interação, design de interface, métodos de ensino, comunicação,

Palavras-chave: Interaction design, interface design, teaching, communication,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0006

Referências bibliográficas
  • [1] Armstrong, H. (2016). Digital Design Theory: Readings from the field. New York: Princeton Architectural Press.
  • [2] Cooper, A., Reimann, R. & Cronin, D. (2007). About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Indianapolis: Wiley Publishing.
  • [3] LeWitt, S. (2016 [1971]). Doing Wall Drawings. Em Armstrong, H. (Ed.). Digital Design Theory: Readings from the field. New York: Princeton Architectural Press.
Como citar:

Emanuel, Bárbara; "Digital não digital: ensino do design de interação a partir de suportes analógicos", p. 478-486 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0006

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações