Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DIGA NÃO ÀS SACOLAS PLÁSTICAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Wigand, Caroline Gomes ; Cariman, Isabelle Barcelos ; Oliveira, Aline ; Santos, Carine de Oliveira ;

Artigo Completo:

O presente trabalho é baseado nas informações do projeto de extensão “Diga não às sacolas plásticas” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), no qual buscou unir a universidade à sociedade por meio da educação ambiental acerca da temática do uso excessivo das sacolas plásticas. O projeto visa conscientizar, em especial os frequentadores dos supermercados da região, sobre a importância da redução do uso das “sacolinhas” e o descarte adequado das mesmas, bem como apresentar alternativas para substituí-las. Em busca de resultados efetivos, o projeto realizou uma parceria com a maior rede de supermercados de Campos dos Goytacazes/RJ. Dessa maneira foram realizadas diversas ações, como treinamentos com os caixas e empacotadores, dias de campanhas, panfletagens com uma cartilha informativa sobre o tema, além da divulgação no meio acadêmico. Assim, foi possível identificar que a maioria dos funcionários possuía alguma consciência ambiental a respeito da temática e se mostraram simpatizantes em continuarem a divulgação do projeto. Quanto aos clientes, estes também demonstraram algum conhecimento sobre os impactos negativos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente, mas poucos, no momento do empacotamento de suas compras, se preocuparam em reduzir o número de “sacolinhas”.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sacolas Plásticas, Supermercado, Projeto de Extensão,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-195

Referências bibliográficas
  • [1] BORDIGNON, J. Energia e resíduos na Universidade Positivo (UP): promoção do uso sustentável a partir de ações ambientais educativas. Curitiba, 116 p., 201 Dissertação (Mestrado) - Universidade Positivo.
  • [2] MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. O tamanho do problema. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/saiba-mais. Acesso em: 24 abr. 2017.
  • [3] SACO É UM SACO. 2011. Orientações sobre consumo consciente e propostas para redução de sacolas plásticas pelos consumidores. Volume Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/geografia/downloads/documentos/ana_tereza/cartilha_3_consumidores.pdf. Acesso em: 24 abr. 2017.
  • [4] SANTOS, A. S. F. et al. Sacolas plásticas: destinações sustentáveis e alternativas de substituição. Polímeros, São Carlos, v. 22, n. 3, p. 228-237, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
  • [5] 14282012000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2017.
Como citar:

Wigand, Caroline Gomes; Cariman, Isabelle Barcelos; Oliveira, Aline; Santos, Carine de Oliveira; "DIGA NÃO ÀS SACOLAS PLÁSTICAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES", p. 1943-1953 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-195

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações