Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DIDÁTICA E PROJETO DE PRODUTO 4: A COERÊNCIA DE UM DESAFIO METODOLÓGICO COLABORATIVO

Loureiro Júnior, Eduardo Américo Pedrosa ; Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e ; Sousa, Carlos Eugênio Moreira de ; Josino, Lara Dias Monteiro ; Branco, Levi Holanda Castelo ;

Artigo Completo:

O objetivo deste artigo é apresentar aplicações da disciplina Didática I, da Faculdade de Educação, na disciplina Projeto de Produto 4 (PP4), do curso de Design, como resultado de um desafio metodológico de integrar conteúdo e prática em uma proposta colaborativa. O método de Didática tinha três linhas: autoensino, didática e projeto cidadão. O conteúdo de PP4, em escala de complexidade crescente durante o curso, abrange uma somatória de tendências contemporâneas em design que incluem sua relação com sistemas dinâmicos e complexos, ecodesign, design social, open design e toda gama de possibilidades de design colaborativo que podem caber no termo co-design. Da união dos modos de ensino-aprendizagem da Didática I com o conteúdo colaborativo de Projeto, nasceu uma experiência singular em que alunos e professores criaram, projetaram e decidiram como e o que quiseram fazer no sistema dinâmico e complexo que é a própria disciplina PP4. Com base na pesquisa-ação (TRIPP, 2005; TOLEDO e JACOBI, 2013), o processo de projeto em design se deu em cinco etapas: 1) pesquisa; 2) metaprojeto; 3) projeto e prototipagem; 4) intervenção urbana; 5) reflexões.

Artigo Completo:

Palavras-chave: didática; projeto em design; metodologia colaborativa; metaprojeto; pesquisa-ação.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0230

Referências bibliográficas
Como citar:

Loureiro Júnior, Eduardo Américo Pedrosa; Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Sousa, Carlos Eugênio Moreira de; Josino, Lara Dias Monteiro; Branco, Levi Holanda Castelo; "DIDÁTICA E PROJETO DE PRODUTO 4: A COERÊNCIA DE UM DESAFIO METODOLÓGICO COLABORATIVO", p. 2689-2701 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0230

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações