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Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida

Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida

Martins, Lucimara; Souza, Samara Tomé Correa de; Simon, Rangel Machado; Spanhol, Fernando José;

Artigo:

Este estudo tem por objetivo investigar melhores práticas de Metodologias Ativas para ampliar o envolvimento do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a aplicação de sala de aula invertida com alunos do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Araranguá. Tal estudo possibilitou a percepção de como os alunos se comportam diante dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), suas afinidades, dificuldades e preferências quanto as mídias vídeo, áudio, texto.

Artigo:

Este estudo tem por objetivo investigar melhores práticas de Metodologias Ativas para ampliar o envolvimento do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a aplicação de sala de aula invertida com alunos do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Araranguá. Tal estudo possibilitou a percepção de como os alunos se comportam diante dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), suas afinidades, dificuldades e preferências quanto as mídias vídeo, áudio, texto.

Palavras-chave: Competência Digital, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.,

Palavras-chave: Competência Digital, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-06

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Como citar:

Martins, Lucimara; Souza, Samara Tomé Correa de; Simon, Rangel Machado; Spanhol, Fernando José; "Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida", p. 71-82 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-06

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