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Diagnóstico ergonômico da marca de uma empresa que comercializa materiais de construção na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Diagnóstico ergonômico da marca de uma empresa que comercializa materiais de construção na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Bertei, Angela Costella; Silva, José Paulo Medeiros da;

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico ergonômico aplicado à marca Fricke, que comercializa materiais de construção em geral e está localizada no município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Realizado junto à disciplina de Ergonomia II - Cognitiva, no Curso de Design da Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul, o diagnóstico apropria-se de métodos ergonômicos e também das Leis da Gestalt para realização das análises. Seu principal foco é, além de correlacionar e demonstrar a extrema relevância de alguns conceitos como ergonomia e Leis da Gestalt aplicados à marca analisada, também apontar suas necessidades, problemas, componentes, bem como o que é possível de ser reavaliado e modificado na marca. Notou-se, por fim, que a marca em questão possui pouca pregnância visual e necessita, portanto, de adequações com relação à sua estrutura gráfica e ergonômica no que diz respeito à cognição humana.

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar um diagnóstico ergonômico aplicado à marca Fricke, que comercializa materiais de construção em geral e está localizada no município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Realizado junto à disciplina de Ergonomia II - Cognitiva, no Curso de Design da Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul, o diagnóstico apropria-se de métodos ergonômicos e também das Leis da Gestalt para realização das análises. Seu principal foco é, além de correlacionar e demonstrar a extrema relevância de alguns conceitos como ergonomia e Leis da Gestalt aplicados à marca analisada, também apontar suas necessidades, problemas, componentes, bem como o que é possível de ser reavaliado e modificado na marca. Notou-se, por fim, que a marca em questão possui pouca pregnância visual e necessita, portanto, de adequações com relação à sua estrutura gráfica e ergonômica no que diz respeito à cognição humana.

Palavras-chave: diagnóstico; metodologia; ergonomia,

Palavras-chave: diagnóstico; metodologia; ergonomia,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_AIC_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Bertei, Angela Costella; Silva, José Paulo Medeiros da; "Diagnóstico ergonômico da marca de uma empresa que comercializa materiais de construção na Região Noroeste do Rio Grande do Sul", p. 6116 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_AIC_06

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