Artigo - Open Access.

Idioma principal

DIAGNÓSTICO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE UMA COOPERATIVA DE MATERIAL RECICLÁVEL PARA INSERÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA: ESTUDO DA COOPREL I

PEIXOTO, Vinícius Santos ; SILVA, Janine da Rocha ; VIEIRA, Julio Cesar Barbosa ; PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de ; PINTO JUNIOR, Ismar Macário ;

Artigo:

Um dos grandes problemas das cidades é a geração de resíduo causada pelos processos produtivos. Visando diminuir a quantidade de resíduos, as cooperativas se inserem nesse cenário com um papel fundamental no gerenciamento destes para serem vendidos posteriormente, gerando renda, que muitas vezes é a única forma de sobrevivência de alguns cooperados. O objetivo do estudo foi fazer um levantamento da situação atual de uma cooperativa de catadores de material reciclável de Maceió, Alagoas. Nas visitas foi realizado um diagnóstico, constatando as condições atuais de funcionamento, relacionadas à produção, à saúde e segurança dos cooperados e os aspectos e impactos ambientais da atividade, e com isso propor melhorias no processo. Entende-se que as correções que serão propostas vão melhorar e muito as condições de trabalho e a rentabilidade dos cooperados. Para isso, durante as visitas foram colhidos dados, quantificando o movimento mensal de resíduos, o número de cooperados, os materiais que são trabalhados e o registro fotográfico que mostra a realidade atual com mais clareza. É fundamental para a cooperativa um planejamento e adequação dos seus processos, pois, só desta forma é que poderão ocorrer melhorias na situação financeira dos cooperados e contribuir para que os resíduos sejam reciclados evitando a descarte inadequado.

Artigo:

Palavras-chave: Resíduo, Diagnóstico, Cooperativa, Produção,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-010-5033

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT. NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação – Rio de Janeiro, 2004.
  • [2] BRASIL. NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI. Disponível em:< http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR6.pdf>, acessado em 06/05/16.
  • [3] BRASIL. RESOLUÇÃO CONAMA nº 275, de 25 de abril de 2001. Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. Diário Oficial da União: 19 jun. 2011. Disponível em: . Acesso: 06/07/2016.
Como citar:

PEIXOTO, Vinícius Santos; SILVA, Janine da Rocha; VIEIRA, Julio Cesar Barbosa; PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de; PINTO JUNIOR, Ismar Macário; "DIAGNÓSTICO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE UMA COOPERATIVA DE MATERIAL RECICLÁVEL PARA INSERÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA: ESTUDO DA COOPREL I", p. 897-903 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-010-5033

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações