Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Diagnóstico do uso de softwares computacionais no ensino de Engenharia Química

Ferreira, M.C.; Vieira, F. T.;

Artigo Completo:

Existem inúmeros softwares disponíveis que realizam as mais diversas funções que são úteis para aplicações em problemas de Engenharia Química. A utilização dos mesmos para o ensino nas universidades torna-se cada vez mais comum com o crescente avanço tecnológico. Pelo menos uma disciplina ministrada durante o curso utiliza algum software. Para a realização desse trabalho, foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário enviado através de correio eletrônico a professores do curso de Engenharia Química (EQ) das universidades públicas e privadas de todas as regiões do Brasil a fim de se fazer um levantamento de quais softwares são utilizados em disciplinas de EQ. Dentre todos os dados coletados, os programas mais utilizados são Excel, Matlab e C/C++, sendo o Excel de uso unânime. Dessa forma, o objetivo do trabalho é realizar um diagnóstico de quais programas computacionais e qual a abrangência do uso destes nos cursos de EQ no Brasil.

Artigo Completo:

There are many softwares available that perform many different functions. These functions are useful for solve chemical engineering problems. The use of them for teaching in universities becomes increasingly common with the increasing technological advancement. At least in one subject during the course some software is used. For the realization of this article a research was conducted by sending a questionnaire to the e-mail of chemical engineering professors from public and private universities in all regions of Brazil with the purpose to make a survey of wich software are used in subjects of chemical engeneering. According to the collected data, the most usual programs are Excel, Matlab e C/C++ and Excel is used by all. Therefore, the objective is to perform a diagnostic of the computer programs and their scope in chemical engineering courses of Brazil.

Palavras-chave: softwares, chemical engineering, universities.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/SEQUFES2016-019

Referências bibliográficas
  • [1] LONGO, W.P. Reflexões de um engenheiro sobre ciência, tecnologia e educação. Revista do Ensino de Engenharia, v. 29, p. 40-50, 2010.
  • [2] KURI, N.P. Tipos de personalidades e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. 324 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
  • [3] RAMIRO, F.S.; DA COSTA, L.A.; BERNARDES, J.A. Softwares educacionais – seu uso e importância no ensino-aprendizagem dos alunos de engenharia civil. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), Juiz de Fora, 2014.
  • [4] LONGO, W.P. Educação tecnológica no mundo globalizado. Revista Engenharia, Ciência eTecnologia, ed. 14, p. 14-20, 2000.
  • [5] GREPINO, P.H.F.; RODRIGUES, F.A. Utilização de softwares livres no ensino de engenharia química. Revista de Engenharia Química e Química, v. 1, p. 16- 29, 201
  • [6] LOPES, A.; CASTRO, L.C.L.B.; NEVES, C.E.V. Utilização de planilhas eletrônicas no ensino do Método de Cross. XXXIII – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), Campina Grande, 2005.
  • [7] SCILAB. About Scilab, 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2016.
Como citar:

Ferreira, M.C.; Vieira, F. T.; "Diagnóstico do uso de softwares computacionais no ensino de Engenharia Química", p. 81-84 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/SEQUFES2016-019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações