Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS E AMBIENTAIS DE UM MUNICÍPIO DO AGRESTE PARAIBANO

Silva, Adriano Oliveira da ; Silva, Vera Lúcia Meira de Morais ; Miranda, Camila Bonfim ; Santos, Isabella Vieira dos ; Lopes, Thiago Santos de Almeida ;

Artigo Completo:

Para construir um modelo de desenvolvimento sustentável, é necessário incentivar a participação de seus cidadãos e cidadãs, promovendo a responsabilidade de todos sobre o presente e o futuro da localidade, dos territórios, tendo a gestão ambiental como vetor de planejamento democrático. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral o diagnóstico das condições sanitárias e ambientais do município de Montadas (PB), a partir da percepção dos moradores relacionada aos problemas de saneamento e riscos ambientais. A execução deste trabalho se fez mediante a realização de entrevistas com moradores da cidade, por meio de questionário/formulário, a cerca das questões problemáticas da temática. A análise dos dados revelou problemas no manejo e acondicionamento dos resíduos sólidos domésticos, no ambiente da residência e na via pública. Portanto, é fundamental o esclarecimento aos moradores sobre os riscos e a importância do envolvimento nas ações, de modo que torna-se indispensável a sua participação no processo de transformação da cidade no contexto sustentável, garantindo a segurança e a qualidade de vida para todos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Gestão ambiental, condições sanitárias e ambientais, desenvolvimento sustentável,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-001

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Política Nacional de ResíduosSólidos. Lei 12.305, de2 de agosto de 2010.
  • [2] BRASIL. Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. Lei 11.445, de 05 de janeiro de 2007.
  • [3] Ferreira, R. S.; Costa A. F. A coleta e o acondicionamento de resíduos sólidos domésticos em Goiás-go/2012. In:Semana de Integração Acadêmica, Goiás – GO, 2012.
  • [4] Reis, J. P. A.; Ferreira, O. M. Aspectos sanitários relacionados á apresentação do lixo urbano para coleta pública. Goiânia-GO, 2008.
  • [5] MONTEIRO, J. H. P.Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
  • [6] VARGAS, A. C.; STANGE C. E. B. – Educação Sanitária: Contribuições ao aprendizado em conteúdos de Ciências Biológicas na Educação Básica, Ensino Médio– 2010 - Disponível em: Acesso em: 29/10/2012.
  • [7] VELASCO, Sirio L. Perfil da Lei de Política Nacional de Educação Sanitária e Ambiental.In: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Sanitária e Ambiental - FURG. Vol. 2, Jan. - Mar/2000. 07 págs.
Como citar:

Silva, Adriano Oliveira da; Silva, Vera Lúcia Meira de Morais; Miranda, Camila Bonfim; Santos, Isabella Vieira dos; Lopes, Thiago Santos de Almeida; "DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS E AMBIENTAIS DE UM MUNICÍPIO DO AGRESTE PARAIBANO", p. 1-10 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-001

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações