Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DIAGNÓSTICO DA INDÚSTRIA GRAMPEL PARA POSSÍVEIS SOLUÇÕES POR MEIO DO DESIGN

Angeoleti, Larissa; Aguiar, Victor Lauriciano ; Pezzini, Marina; Schulenburg, Haro Ristow Wippel; Canonica, Rosangela;

Artigo Completo:

O presente estudo teve como objetivo desenvolver a Gestão do Design em nível estratégico, para uma empresa do ramo de serviços de corte à laser. Após uma tentativa mal sucedida de lançamento de produtos, aproveitando a sucata do processo produtivo, a empresa buscou o design como suporte para sua problemática. O estudo utilizou do design thinking como aporte metodológico, sendo este adaptado ao processo de gestão e marketing dando ênfase na fase de imersão, fase na qual se realizou análises internas e externas a fim de obter informações para a concepção de novas sugestões na gestão. Durante a fase imersão, elaborou-se um diagnóstico, detectando pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, que possibilitaram a elaboração de definições e ações estratégicas. Dentre os desdobramentos, têm-se a divisão do estudo nos seguintes tópicos: A indústria Grampel e um breve histórico; Focos da análise realizada; Sintese da análise interna; Síntese da análise externa, e por fim, a apresentação do infográfico como forma de prototipar e organizar o processo de gestão sugerido. Desta forma, pode-se considerar que os objetivos propostos foram alcançados. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética sob número do protocolo 051706/2014.

Artigo Completo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0456

Referências bibliográficas
  • [1] AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 200
  • [2] BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [3] KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. São Paulo: Editora Campus/Elsevier, 200
  • [4] MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de Design como Estratégia Organizacional. 2.ed. Londrina: EDUEL, 2011.
  • [5] MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [6] OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico. Conceitos, metodologia e prática. Edição 28. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [7] VIANNA, Mauricio et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:

Angeoleti, Larissa; Aguiar, Victor Lauriciano ; Pezzini, Marina; Schulenburg, Haro Ristow Wippel; Canonica, Rosangela; "DIAGNÓSTICO DA INDÚSTRIA GRAMPEL PARA POSSÍVEIS SOLUÇÕES POR MEIO DO DESIGN", p. 5326-5338 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0456

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações