Artigo - Open Access.

Idioma principal

DIABETES INSIPIDUS CENTRAL NEONATAL: UM RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA

DIABETES INSIPIDUS CENTRAL NEONATAL: UM RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA

Pereira, Juliana de Ponte Souza ; Alves, Matheus Sousa ; Malveira, Salma Saraty ;

Artigo:

Justificativa

O diabetes insipidus central (DIC) é decorrente da falta dohormônio antidiurético (ADH). Em neonatos, as principais causas dessa doençasão os tumores relacionados a área hipofisária e as malformações encefálicas.Outras causas são hipóxia, infecções e demais condições que levam a danos aoscentros reguladores do ADH. É uma síndrome caracterizada por poliúria,polidipsia, hipernatremia, alta osmolaridade plasmática e baixa osmolaridadeurinária.

 

Objetivo(s)Não se aplica. Método(s) Nãose aplica.

 

Resultado(s)

Recém-nascida, do sexo feminino, com 3kg, perímetro cefálico de31,5 cm e com apgar de 8 e de 9, nasceu a termo de parto cesariano onde ocorreuum problema de hipóxia.

Ao realizar TC de crânio, foi observado imagem de aspecto atípicocom ausência de parênquima cerebral, compatível com esquinzecefalia de ladoaberto bilateral. Paciente evoluiucom perda ponderal, desconforto respiratório e febre, sendo transferida para aUTI Neonatal, onde teve crises convulsivas, hipoglicemia e diurese diminuída. Neste momento, foi solicitado umhemograma que indicou infecção. No 9º dia de internação, foi feita a coleta doLCR, que apresentou bacilos gram negativos, e no dia seguinte, com aconfirmação da meningite bacteriana, foi tratada com Cefepime. No 13º dia devida, apresentou hipernatremia, com valor do sódio em 162 mEq/L, que foicorrigido nas 24h. Dois dias após o ocorrido, o volume urinário era de 7,2ml/Kg/h e houve o retorno da hipernatremia com valores de sódio em 163 mEq/L.Nesse momento, deu-se inicio o tratamento com desmopressina, que resultou emregulação da urina para 3,5 ml/Kg/h e queda do valor de sódio para 117 mEq/L.Com o uso do medicamento, o sódio estabilizou em 141 mEq/L e foi diagnosticadaa DIC.

 

Conclusão (ões)

ODIC neonatal é bem definido e relacionado a alta mortalidade e morbidade, compoucos casos relatados, por ser uma condição rara. Logo, a atenção para essa doençaé fundamental para que haja diagnostico e tratamento precoce, com o objetivo deevitar consequências graves e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-30

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Pereira, Juliana de Ponte Souza ; Alves, Matheus Sousa ; Malveira, Salma Saraty ; "DIABETES INSIPIDUS CENTRAL NEONATAL: UM RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA", p. 59-60 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações