Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Dez anos visualizados em uma marca cambiante

Visualizing ten years in a dynamic brand

Ebel, Julia ; Giannella, Júlia ; Kosminsky, Doris ; Esperança, Claudio ;

Short Paper:

"O presente artigo discute o desenvolvimento de uma marca cambiante utilizando princípios davisualização de dados sob a ótica do Design da Informação. O trabalho foi desenvolvido no âmbito doLaboratório de Visualidade e Visualização (LabVis) da Escola de Belas Artes da Universidade Federal doRio de Janeiro (EBA-UFRJ), e, por meio de abordagem teórico-prática, visa aprofundar o conhecimentono campo interdisciplinar da visualização de dados. Em decorrência dos dez anos de existência doLabVis, criamos uma marca cambiante que homenageia, simultaneamente, a trajetória e a área deatuação do LabVis. Por meio deste documento, buscamos discorrer sobre o processo de conceituação,pesquisa de semelhantes, execução e aplicação da nova marca."

Short Paper:

"This paper discusses the development of a generative brand using data visualization principles from theperspective of Information Design. The work was developed within the scope of the VisualizationLaboratory (LabVis) of the School of Fine Arts of Federal University of Rio de Janeiro, which, through atheoretical-practical approach, aims to deepen the interdisciplinary field of data visualization. As a result ofthe 10th anniversary of the Laboratory, we created a generative brand that pays homage to LabVis'trajectory and area of activity. Through this document, we seek to discuss the process of conception,benchmarking, development and application of the new brand."

Palavras-chave: visualização de dados, identidade visual, marca cambiante, logotipo,

Palavras-chave: data visualization, visual identity, changing brand, logo,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-152-355158-CONGIC-Tecnologia.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Card, S., Mackinlay, J., & Shneiderman, B. (2007). Readings in information visualization. San
  • [2] Francisco, Calif.: Morgan Kaufmann.
  • [3] CLEVER°FRANKE. (2020). Recuperado em 30 abril 2021, de
  • [4] https://www.cleverfranke.com/work/eurovision
  • [5] Kopp, R. (2002). Design gráfico cambiante. Brasil: Pontificia Universidade Católica do Rio
  • [6] Grande do Sul. Faculdade de Comunicação Social.
  • [7] Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). (2020). Definições. Recuperado em 30
  • [8] abril 2021, de http://www.sbdi.org.br/definicoes.
  • [9] Souza, E. A. R. (2013). Design gráfico cambiante na identidade visual do Festival UFC de
  • [10] Cultura (2009-2012). Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Ceará,
  • [11] Instituto de Cultura e Arte, Departamento de Comunicação Social, Curso de Comunicação
  • [12] Social, Fortaleza, Brasil.
  • [13] Stocking, A. (2009). Generative Design Is Changing the Face of Architecture | Cadalyst.
  • [14] Recuperado em 30 abril 2021, de https://www.cadalyst.com/cad/building-design/generative-
  • [15] design-is-changing-face-architecture-12948
  • [16] Van Ness, I. (2012). Dynamic Identities: How to create a living brand. Amsterdam: Bis
  • [17] Publishers.
  • [18] Visit Nordkyn. (2010). Recuperado em 30 abril 2021, de https://neue.no/work/visit-nordkyn/."
Como citar:

Ebel, Julia ; Giannella, Júlia ; Kosminsky, Doris; Esperança, Claudio ; "Dez anos visualizados em uma marca cambiante", p. 1858-1866 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-152-355158-CONGIC-Tecnologia.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações