Artigo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE CARBONO EFETIVO (ECN) DO FLUIDO REFRIGERANTE R-141B PARA CORREÇÃO DO FATOR DE RESPOSTA RELATIVA DO DETECTOR DE IONIZAÇÃO DE CHAMAS NA TÉCNICA DE CROMATROGRAFIA GASOSA.

DETERMINATION OF THE EFFECTIVE CARBON NUMBER (ECN) OF THE REFRIGERANT R-141B FOR CORRECTION OF THE RELATIVE RESPONSE FACTOR OF THE FLAME IONIZATION DETECTOR IN THE GYROSCOPIC CHROMATOGRAPHY TECHNIQUE

NASCIMENTO, SÉRGIO LEONARDO DOS SANTOS ; QUEIROZ, VITOR MARCELO DE ; MARRA, ELISA BARBOSA ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ; RIBEIRO, SANDRO PEREIRA ;

Artigo:

O R-141b é um fluido refrigerante composto de 1,1-dicloro-1-fluoroetano (C2H3Cl2F), bastante usado para limpeza em sistema de refrigeração. Para se calcular o ECN o fluido foi analisado pela técnica analítica instrumental de separação cromatografia gasosa (CG), onde ao ser introduzido no equipamento o mesmo recebe calor para se decompor e se transformar em estado gasoso onde passa por um detector de ionização de chama, que quebra a molécula do carbono transformando em um carbocation e dando como produto dióxido de carbono (CO2), a partícula de carbocation que dá a resposta ao detector. Como esse detector de chama é seletivo para carbono ele não detecta a cinética de combustão dos outros elementos como: Flúor (F), Cloro (Cl), Enxofre (S),Nitrogênio (N) etc., com isso quando ocorre a geração do carbocátion, acontece um erro experimental diferente do real. Para o acerto deste erro é preciso calcular o fator de resposta. De acordo com a norma padrão AHRI 700 para fluidos refrigerantes, o valor do número de carbonos efetivos para o R-141b não existe. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar o cálculo do número efetivo de carbono para que possibilite o acerto do seu fator de resposta, e assim, avaliar se os valores são coerentes. O resultado encontrado para o número efetivo de carbono foi de aproximadamente 1,60 e com isso foi possível calcular o fator de resposta demonstrando satisfatoriedade da metodologia aplicada.

Artigo:

Palavras-chave: DETECTOR DE IONIZAçãO DE CHAMAS; FATORES DE RESPOSTA RELATIVA;EFFETIVE CARBON NUMBER,

Palavras-chave: FLAME IONIZATION DETECTOR;RELATIVE RESPONSE FACTORS;EFFETIVE CARBON NUMBER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST33

Referências bibliográficas
Como citar:

NASCIMENTO, SÉRGIO LEONARDO DOS SANTOS; QUEIROZ, VITOR MARCELO DE; MARRA, ELISA BARBOSA; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; RIBEIRO, SANDRO PEREIRA; "DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE CARBONO EFETIVO (ECN) DO FLUIDO REFRIGERANTE R-141B PARA CORREÇÃO DO FATOR DE RESPOSTA RELATIVA DO DETECTOR DE IONIZAÇÃO DE CHAMAS NA TÉCNICA DE CROMATROGRAFIA GASOSA.", p. 1687-1693 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações