Artigo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DE MACRONUTRIENTES SECUNDÁRIOS E MICRONUTRIENTES EM PLANTAS DE MILHO ADUBADAS COM FERTILIZANTE ORGANOMINERAL

DETERMINATION OF SECONDARY MACRONUTRIENTS AND MICRONUTRIENTS IN CORN PLANTS COATED WITH ORGANOMINERAL FERTILIZER

FELIZARDO, BIANCA DOMINGOS ; JUNIOR, IRINEU VIEIRA DA SILVA ; ARAÚJO, E. S. ; CAMPOS, D. V. B. ; ROCHA, A. A. ; , ;

Artigo:

A determinação dos teores de macro e micronutrientes através das análises químicas é importante para avaliar a ciclagem de nutrientes nos sistemas produtivos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de um fertilizante organomineral fosfatado no acúmulo de macro e micronutrientes na parte aérea de milho, cultivado em solo de baixa fertilidade localizado em Seropédica ? RJ. Foi plantada a cultivar híbrido BR3025, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, em que cada parcela correspondeu a uma área de 5 x 5 m. Os seis tratamentos foram: Fosfato Natural Reativo; Superfosfato simples; fertilizante Organomineral nas proporções de 50, 100 e 150 % da dose recomendada; e uma Testemunha (sem adubação fosfatada). Como fonte de N, foi aplicada torta de mamona em todos os tratamentos. Na colheita do milho, a parte aérea foi separada em grãos e biomassa, e ambas frações foram pesadas, moídas e levadas para análise química elementar em equipamento ICP OES no polo INOVASOLOS na Embrapa Solos. Não houve diferença significativa na produtividade de milho entre os tratamentos. Só houve efeito da adubação para os parâmetros teores de cobre e zinco na biomassa e acúmulo de cobre na parte aérea do milho.

Artigo:

Palavras-chave: ORGANOMINERAL, ADUBAçãO, PRODUTIVIDADE,

Palavras-chave: ORGANOMINERAL, FERTILIZATION, PRODUCTIVITY,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT88

Referências bibliográficas
Como citar:

FELIZARDO, BIANCA DOMINGOS; JUNIOR, IRINEU VIEIRA DA SILVA; ARAÚJO, E. S.; CAMPOS, D. V. B.; ROCHA, A. A.; , ; "DETERMINAÇÃO DE MACRONUTRIENTES SECUNDÁRIOS E MICRONUTRIENTES EM PLANTAS DE MILHO ADUBADAS COM FERTILIZANTE ORGANOMINERAL", p. 700-706 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT88

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações