Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DE COEFICIENTES DE PARTIÇÃO PARA O ÓLEO EM SISTEMAS COMPOSTOS POR BORRA DE CAFÉ E SOLVENTES ALCOÓLICOS, A 60 ºC

TODA, T. A. ; BARREIRO, M. M. ; OKIYAMA, D. C. G. ; RODRIGUES, C. E. C ;

Pôster:

O principal objetivo deste trabalho foi a determinação experimental decoeficientes de partição para óleo em sistemas compostos por borra de café e solventesalcoólicos, etanol absoluto, etanol hidratado ou isopropanol absoluto, a 60 ºC. Emadição, os dados experimentais obtidos foram utilizados para o ajuste de parâmetros deuma equação do tipo Langmuir. Os experimentos de extração utilizando isopropanolcomo solvente resultaram em valores de coeficientes de partição maiores para o óleo,seguidos do etanol absoluto e etanol hidratado com 6 % de água. A equação do tipoLangmuir pode ser considerada adequada para descrição dos dados experimentais, coma obtenção de elevados coeficientes de determinação. Os resultados obtidos são úteispara o futuro dimensionamento de extratores industriais para a extração de óleo da borrade café utilizando solventes renováveis.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0761

Referências bibliográficas
  • [1] O principal objetivo deste trabalho foi a determinação experimental de coeficientes de partição para óleo em sistemas compostos por borra de café e solventes alcoólicos, etanol absoluto, etanol hidratado ou isopropanol absoluto, a 60 ºC. Em adição, os dados experimentais obtidos foram utilizados para o ajuste de parâmetros de uma equação do tipo Langmuir. Os experimentos de extração utilizando isopropanol como solvente resultaram em valores de coeficientes de partição maiores para o óleo, seguidos do etanol absoluto e etanol hidratado com 6 % de água. A equação do tipo Langmuir pode ser considerada adequada para descrição dos dados experimentais, com a obtenção de elevados coeficientes de determinação. Os resultados obtidos são úteis para o futuro dimensionamento de extratores industriais para a extração de óleo da borra de café utilizando solventes renováveis.
Como citar:

TODA, T. A.; BARREIRO, M. M.; OKIYAMA, D. C. G.; RODRIGUES, C. E. C; "DETERMINAÇÃO DE COEFICIENTES DE PARTIÇÃO PARA O ÓLEO EM SISTEMAS COMPOSTOS POR BORRA DE CAFÉ E SOLVENTES ALCOÓLICOS, A 60 ºC", p. 2881-2884 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0761

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações