Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE OURICURI (Syagrus coronata) POR PRENSAGEM HIDRÁULICA

SANTOS, B. P. T. ; GABRIEL, R. ; LIMA, A. K. S. ; MOURA, F. B. P. ; SOLETTI, J. I. ; CARVALHO, S. H. V. ;

Artigo:

O conhecimento do potencial das plantas da região Nordeste em fornecer óleo, de uma forma econômica e que valorize plantas nativas, é de suma importância para o desenvolvimento econômico da região cuja agricultura é pouco diversificada. Uma dessas plantas nativas que demonstram grande potencial é a palmeira do ouricuri (Syagrus coronata), originária do sertão baiano, mas presente em boa parte das regiões secas e muito resistente às intempéries do semiárido. Algumas das características importantes dessa oleaginosa é o seu alto teor de óleo de aproximadamente 50%, o alto aproveitamento artesanal de todas as partes da palmeira e o fato de ser uma grande fonte de β-caroteno e provitamina A. Com o objetivo promover o desenvolvimento do sertão nordestino foi realizado um estudo sobre os fatores que influenciam a obtenção do óleo bruto do ouricuri. Neste trabalho foi determinado o rendimento da extração do óleo a partir de um planejamento fatorial 2² em duplicata, empregando duas variáveis quantitativas (tempo e massa de ouricuri), os níveis utilizados no planejamento foram: 1 e 4 horas, 100 e 400 gramas, respectivamente. Considerando o critério de 95% de confiança, o tempo não alterou significativamente o processo, sendo a massa a maior responsável por fornecer ganhos à extração.

Artigo:

Palavras-chave: sertão nordestino, método soxhlet, teor de óleo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-03-ts-075

Referências bibliográficas
  • [1] CREPALDI, I. C., ALMEIDA-MURADIAN, L. B., RIOS, M. D. G., PENTEADO, M. V. C., SALATINO, A. Composição nutricional do fruto de licuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari). Revista Brasileira de Botânica, São Paulo – SP, V.24, n.2, p. 155-159, 200
  • [2] CUSTÓDIO, A. F. Modelagem e simulação do processo de separação de óleo de soja-hexano por evaporação. Campinhas – SP. Unicamp. 2003
  • [3] LEITE, R. C. DE C.; LEAL, M. R. L. V. O biocombustível no Brasil. Novos estudos, CEBRAP, pp. 15-21, 2007.
  • [4] RUFINO, M. U. L., COSTA, COSTA, J. T. M., SILVA, V. A., ANDRADE, L. H. C. Conhecimento e uso do ouricuri (Syagrus coronota) e do babaçu (Orbignya phalerata) em Buíque, PE, Brasil. 2008.
Como citar:

SANTOS, B. P. T.; GABRIEL, R.; LIMA, A. K. S.; MOURA, F. B. P.; SOLETTI, J. I.; CARVALHO, S. H. V.; "DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE OURICURI (Syagrus coronata) POR PRENSAGEM HIDRÁULICA", p. 171-175 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-03-ts-075

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações