Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA EFETIVA DE FERTILIZANTES GRANULADOS: INFLUÊNCIA DA UMIDADE E DO DIÂMETRO DE PARTÍCULA

BERNARDES, R. C. R ; CARDOSO, J. M. ; PERAZZINI, H. ;

Artigo Completo:

O presente trabalho objetivou a determinação da condutividade térmica efetiva na estagnação de fertilizantes granulados por meio do método da sonda linear. Como etapa prévia ao estudo com fertilizantes, foi realizada uma calibração do aparato experimental com esferas de vidro. O método em regime transiente permitiu estimar a condutividade térmica na estagnação de fertilizantes granulados com diferentes tamanhos de partícula e diferentes conteúdos de umidade. Neste contexto, foi possível investigar a influência da quantidade de água e das características estruturais do meio no parâmetro efetivo de transferência de calor. Os resultados obtidos para os ensaios com o material seco se mostraram coerentes. Entretanto, os valores obtidos para o material úmido contrariaram a expetativa teórica, indicando a necessidade de investigações adicionais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: fertilizantes granulados,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-455

Referências bibliográficas
  • [1] DICKERSON, R.W. Anaparatus for the measurement of thermaldiffusivity of foods. Food Tech., v. 5, p. 198-204, 1965.
  • [2] FREIRE, J. T. Transferência de calor em meios porosos. 1979. 223p. Tese (Doutorado em Engenharia Química) –COPPE, Universidade Federal doRio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1979.
  • [3] KEEY, R. B. Drying of loose and particulate materials.New York: HemispherePublishing Corporation,1992.
  • [4] PIETROBON, C. L. R. Desenvolvimento de sistemas para a determinação da condutividade térmica.1988. 122p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) –PPGEQ, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1988.
  • [5] SOUZA, R.; PIMENTEL, L. C. G.; ORLANDE, H. R. B. Determinação da condutividade térmica utilizando o método da sonda linear.In: congresso brasileiro de engenharia mecânica,1 1999, Águas de Lindóia.
Como citar:

BERNARDES, R. C. R; CARDOSO, J. M.; PERAZZINI, H.; "DETERMINAÇÃO DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA EFETIVA DE FERTILIZANTES GRANULADOS: INFLUÊNCIA DA UMIDADE E DO DIÂMETRO DE PARTÍCULA", p. 2855-2860 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-455

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações