Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS SUSPENSOS EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA POR MEIO DE ULTRASSOM

NORONHA, E. V. N. ; MAGALHÃES, S. C. ; CALÇADA, L. A. ; SCHEID, C. M. ;

Artigo:

Utilizou-se um modelo matemático baseado em rede neuronal para viabilizar o uso de um instrumento de medição em tempo real de concentração de sólidos suspensos em fluido de perfuração. O equipamento foi instalado em uma unidade de escoamento de fluidos, devidamente automatizada e instrumentada. Os resultados gerados nesta unidade são armazenados e tratados em um supervisório construído em linguagem Labview®. O instrumento adquirido calcula o nível de atenuação da energia sonora durante a emissão de uma onda ultrassônica no seio do fluido, e correlaciona esta medida com a concentração de sólidos suspensos. Originalmente o instrumento foi desenvolvido para trabalhar com suspensões de sólidos em água pura e a baixas concentrações de sólidos suspensos. Tais condições físico-químicas são diferentes dos fluidos de perfuração base água, que apresentam variações distintas de reologia e alta concentração de sólidos quando comparados com o fluido de calibração. Resultados preliminares demonstraram que a correlação de fábrica para cálculo da concentração de sólidos suspensos a partir da atenuação não apresenta resultados satisfatórios para fluidos de perfuração, que possuem reologia complexa e altas concentrações de sólidos (acima de 250g/l). A partir de um conjunto de dados experimentais de atenuação, viscosidade aparente, densidade e velocidade do som no meio, adquiridos simultaneamente em tempo real por meio de instrumentos de processo também instalados na linha de escoamento, foi possível treinar uma rede neuronal para a estimação correta da concentração de sólidos suspensos. Os resultados experimentais de validação demonstraram concordância com os preditos pela rede.

Artigo:

Palavras-chave: automação, fluido de perfuração, medidas em tempo real.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-059

Referências bibliográficas
  • [1] MANSANO, R. B. (2004), Engenharia de Perfuração e Completação em Poços de Petróleo, Florianópolis (apostila).
  • [2] OORT, E. V. (2011), Case-Based Reasoning System Predicts Twist-off in Louisiana Well Based on Mideast Analog, Special Focus – Drilling Technology.
  • [3] RHOSONICS (2009), Ultrasonic Suspended Solids (TSS) and Dissolved Solids
  • [4] (TDS) Analyzer Model 9670 – Manual. Software Version: 2.2.7.
  • [5] THOMAS (2002), Perfuração. In:Fundamentos de Engenharia do Petróleo. Editora Interciência. Rio de Janeiro.
Como citar:

NORONHA, E. V. N.; MAGALHÃES, S. C.; CALÇADA, L. A.; SCHEID, C. M.; "DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SÓLIDOS SUSPENSOS EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA POR MEIO DE ULTRASSOM", p. 344-349 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações