Artigo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DA BIODEGRADABILIDADE DE TENSOATIVO ANIÔNICO PRESENTE EM DETERGENTE LAVA-ROUPAS LÍQUIDO PRODUZIDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

DETERMINATION OF BIODEGRADABILITY OF ANIONIC SURFACTANT FROM A REGIONAL LAUNDRY LIQUID DETERGENT SAMPLE

CAETANO, CAROLINA LANDES ; NUNES, GISELE FáTIMA MORAIS ; VIEIRA, MARIANA DE LOURDES ALMEIDA ; , ;

Artigo:

Com base na tendência de substituição do detergente lava-roupas em pó, até então, principal produto ao qual se destinavam os tensoativos aniônicos produzidos no Brasil, neste trabalho foi estudada a biodegradabilidade desses surfactantes presentes em amostra comercial de detergente lava-roupas líquido produzido na região metropolitana de Belo Horizonte. Para este estudo, o tensoativo extraído foi colocado em meio reacional contendo microrganismos provenientes de solo de jardim. Em dias pré-determinados analisou-se a concentração desse surfactante no meio, de acordo com o método do azul de metileno determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os resultados mostraram que a amostra comercial estudada apresenta elevado teor de matéria ativa aniônica podendo ser considerado um detergente concentrado. Além disso o tensoativo presente na amostra de detergente lava-roupas testada é biodegradável, tendo em vista que sua porcentagem de biodegradabilidade foi superior a 90% já no 9°dia de ensaio, ou seja, em tempo inferior ao previsto pela legislação brasileira (até 14 dias) para alcançar este valor.

Artigo:

Palavras-chave: BIODEGRADABILIDADE, TENSOATIVOS ANIôNICOS, DETERGENTES LAVA-ROUPAS LÍQUIDOS,

Palavras-chave: BIODEGRADATION, ANIONIC SURFACTANTS, LAUNDRY LIQUID DETERGENTS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT70

Referências bibliográficas
Como citar:

CAETANO, CAROLINA LANDES; NUNES, GISELE FáTIMA MORAIS; VIEIRA, MARIANA DE LOURDES ALMEIDA; , ; "DETERMINAÇÃO DA BIODEGRADABILIDADE DE TENSOATIVO ANIÔNICO PRESENTE EM DETERGENTE LAVA-ROUPAS LÍQUIDO PRODUZIDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE", p. 602-608 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT70

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações