Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESSORÇÃO DE ÁCIDO CAPRÍLICO IMPREGNADO EM RESINAS EM PROCESSO DESCONTÍNUO NA PRESENÇA DE SOLVENTES ORGÂNICOS E ÁGUA

PRESSURE OF CAPRÍLIC ACID IMPREGNATED IN RESINS IN A DISTILLING PROCESS IN THE PRESENCE OF ORGANIC SOLVENTS AND WATER

ROCHA, MATHEUS ANTONIO PEREIRA; JúNIOR, MOILTON RIBEIRO FRANCO; PEREIRA, WARLEY AUGUSTO; ROCHA, NATTáCIA RODRIGUES DE ARAúJO FELIPE; MERLO, NADINE P;

Artigo:

A extração empregando-se um solvente pode ser uma alternativa para remover o ácido caprilico da superfície e dos poros de resinas visando regenerálas. A fim de obter uma estimativa quantitativa desta possibilidade tecnológica, considera-se isso como um problema de interesse de forma que é buscada a quantificação da massa de solvente necessária para alcançar o propósito. Neste trabalho, experimentos para extração do ácido octanóico de resinas contaminadas serão executados, em batelada, utilizando reatores com agitação magnética a 300 rpm. Solventes alternativos serão usados, tais como: água, etanol, butanol, MEG (monoetileno glicol) e DEG (dietileno glicol). A fase líquida será analisada no sentido de verificar a massa de ácido removida pelo ataque do solvente.

Artigo:

Palavras-chave: DESSORçãO; RESINAS; TITULAçãO,

Palavras-chave: DESORPTION; RESINS; TITRATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST5

Referências bibliográficas
Como citar:

ROCHA, MATHEUS ANTONIO PEREIRA; JúNIOR, MOILTON RIBEIRO FRANCO; PEREIRA, WARLEY AUGUSTO; ROCHA, NATTáCIA RODRIGUES DE ARAúJO FELIPE; MERLO, NADINE P; "DESSORÇÃO DE ÁCIDO CAPRÍLICO IMPREGNADO EM RESINAS EM PROCESSO DESCONTÍNUO NA PRESENÇA DE SOLVENTES ORGÂNICOS E ÁGUA", p. 1701-1707 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST5

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações