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DESIGN UNIVERSAL APLICADO A MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Lanutti, Jamille Noretza de Lima ; Paschoarelli, Luis Carlos;

Artigo Completo:

O design universal preconiza que produtos e sistemas possam ser acessíveis por um amplo e diversificado grupo de usuários. A aplicação de seus princípios, no design gráfico de material didático, pode contribuir para a integração de crianças com deficiência visual no processo de educação infantil. Este estudo apresenta uma atividade didática em um curso de ensino superior em design, cujos estudantes desenvolveram diferentes alternativas (protótipos), as quais foram avaliados por um grupo de especialistas. Os resultados desta avaliação apontam que a aplicação dos princípios do Design Universal em projetos de design gráfico criam uma experiência de integração social de expressiva importância para estudantes de design.

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Palavras-chave: Design Universal; didática; deficiência visual,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0236

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Como citar:

Lanutti, Jamille Noretza de Lima ; Paschoarelli, Luis Carlos; "DESIGN UNIVERSAL APLICADO A MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA", p. 2760-2772 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0236

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