Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design: um facilitador na experiência visual do surdo na educação superior

Design: a facilitator in visual experience of the deaf in higher education

Souza, Elisangela Tonelini; Maynardes, Ana Cláudia;

Artigo completo:

O objetivo deste estudo é destacar a importância do design como um processo acessível e facilitador na experiência visual de estudantes surdos no ensino superior. Para isto, é importante que sejam compreendidas as barreiras e dificuldades enfrentadas por estes estudantes em sua vivêcia universitária. Foram apresentados alguns resultados de pesquisas, os quais evidenciam tanto a vivência universitária, quanto a experiência visual destes estudante. Os resultados descrevem a necessidade de um olhar sensível e desmistificador acerca da aliança do design às práticas pedagógicas voltadas para a educação dos surdos, até então focadas em territórios exclusivamente ouvintes. Ademais, entende-se que o design, pode atuar sim, como propulsor da experiência visual do surdo, assim como, um mediador das interações relacionais entre todos os envolvidos neste processo educacional.

Artigo completo:

The objective of this study is contrast the importance of design like an accessible and facilitating process in the visual experience of deaf students in higher education. For this, it´s important that they are understood the barriers and difficulties faced by these students in their university experience. Some research results were presented, which evidence both the university experience, as well as the visual experience of these students. The results describe the needs for a sensitive and demystifying eye at the alliance between design and pedagogical practices aimed at the education of the deaf, until then focused on exclusively hearing´s territories. Moreover, it is understood that the design, can act like a propellant of the visual experience of the deafh, as well as, a mediator of relational interactions between all involved in this educational process.

Palavras-chave: : design; educação inclusiva; experiência visual, surdez; ensino superior.,

Palavras-chave: design; inclusive education; visual experience; deafness; higher education.,

DOI: 10.5151/cid2020-34

Referências bibliográficas
  • [1] BISOL, Cláudia Alquati et al. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a
  • [2] inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, pág. 147-172, abril de 2010. Disponível
  • [3] em:
  • [4] rm=iso>. Acesso em 28. Ago.2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100008.
  • [5] BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto, Editora Blucher. São Paulo: 2012.
  • [6] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade, Editora Blucher. São Paulo: 2011.
  • [7] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo, Editora Cosac Naify, 2013.
  • [8] DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • [9] FRASCARA, Jorge. Communication Design: principles, methods and practice, Allworth. New
  • [10] York: 2004.
  • [11] GUARINELLO, Ana Cristina et al. Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba
  • [12] e Florianópolis. Rev. bras. educ. espec. Marília, v. 15, n. 1, p. 99-120, Abr. 2009 . Disponível
  • [13] em:
  • [14] nrm=iso>. Acesso em: 05. Set. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000100008.
  • [15] IMRIE, Robert; HALL, Peter. Inclusive design: designing and developing accessible
  • [16] environments, British Library. Londres: 2001.
  • [17] LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Aprendendo “a ler” com outros olhos: relatos de oficinas de letramento
  • [18] visual com professores surdos. Cadernos de Educação (UFPel), v. 36, p. 175-196, 2010.
  • [19] LUPTON, Ellen; MILLER, Abbott. Design, escrita, pesquisa: a escrita no design gráfico,
  • [20] Brookman. Porto Alegre: 2011.
  • [21] MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design: uma introdução ao design para uma
  • [22] inovação social, Editora Unisinos. São Leopoldo: 2017.
  • [23] QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem, Editora Artmed.
  • [24] Porto Alegre: 1997.
  • [25] RIBAS, Armando Cardoso. Diretrizes para desenvolvimento de ícones digitais acessíveis ao
  • [26] público surdo. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de PósGraduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de
  • [27] Santa Catarina. Florianópolis, p. 220. 2018.
  • [28] STROBEL, Karin Lilian. As imagens do outro sobre a cultura surda, Editora UFSC. Florianópolis:
  • [29] 2008.
  • [30] STROBEL, Karin Lilian. Capítulo I. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Org.). Estudos Surdos II.
  • [31] Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007. p. 18-37.
  • [32] TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. O letramento visual como chave de
  • [33] leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. In: LEBEDEFF,
  • [34] Tatiana Bolivar (org.). Letramento visual e surdez, Wak Editora. Rio de Janeiro: 2017:17-47
  • [35] VALENTINI, Carla Beatris; BISOL, Cláudia Alquati. Inclusão no ensino superior: especificidades
  • [36] da prática docente com estudantes surdos, Editora Educs. Caxias do Sul: 2012.
Como citar:

Souza, Elisangela Tonelini; Maynardes, Ana Cláudia; "Design: um facilitador na experiência visual do surdo na educação superior", p. 437-452 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações